Brasil,

O futuro do home-office e a realidade pós-pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucio Agberto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Elemar Júnior Elemar Júnior

*Por Elemar Júnior, CEO da ExímiaCo

A pandemia provocou diversas adaptações no cotidiano das pessoas em todo o mundo. Mudanças de hábito, distanciamento social, práticas de isolamento, suspensão de eventos noturnos, alteração de calendário para shows e, principalmente, o advento da prática do home-office.

O trabalho de casa é considerado uma prática de vanguarda há tempos e apontado como paliativo eficiente para as dificuldades da vida nas grandes metrópoles. Aos poucos, principalmente em razão da quarentena, o modelo se transformou em realidade na maior parte das empresas, sendo que sua aprovação ainda divide opiniões.

Este sentimento é reforçado por uma pesquisa feita pela Toluna, em parceria com a Zoho, que indica que metade (49%) das empresas brasileiras ainda não decidiram o futuro de seus colaboradores pós-pandemia. O estudo foi feito com 850 brasileiros, sendo 450 deles empresários e tomadores de decisão.

Mesmo que existam pessoas que consigam produzir, uma boa fatia dos trabalhadores que não tinha experiência com este formato tem dificuldades. A estrutura é o primeiro ponto: faltam cadeiras, mesas, iluminação e um ambiente favorável para a execução de tarefas. Somado a isso, a divisão do espaço e do tempo com os filhos na residência é outro empecilho. São fatores que contribuem para a falta de disciplina, ocasionada por distrações.

Sob a perspectiva das empresas, ficam evidentes os desafios da gestão. Líderes e gestores mais habituados ao monitoramento e controle das tarefas não tiveram muito tempo para se adequar a esta realidade, antes do decreto da quarentena.

Além disso, o trabalho em casa exige das empresas investimento em infraestrutura e tecnologia que forneçam meios eficazes de comunicação. Fora isso, em diversas regiões do país a internet rápida não é uma realidade.

Por necessidade, muitos têm encontrado alternativas para que as rotinas funcionem. Porém, são recorrentes as reclamações relacionadas ao aumento da carga de trabalho, da sequência maior de reuniões e da falta de espaço para o tradicional “cafezinho” com os colegas que, por mais que diminua as distrações, também desumaniza o cotidiano pela falta de geração de sinergia e alinhamento presencial entre colaboradores e times.

Embora não exista uma regra que indique eficiência na produtividade, algumas práticas tendem a ser úteis durante o home-office. Entre elas, reforçar o alinhamento de expectativas e prioridades, ter check-points formais e regulares, enfatizar métricas e indicadores, usar ferramentas que facilitem as ações e, principalmente, sempre se lembrar que o trabalho é feito por pessoas e que a chave para a construção de resultados é a confiança.

De toda forma, é possível que, quando as atividades presenciais forem retomadas, muitas empresas devem voltar ao antigo modelo. As mudanças sempre trazem questionamentos.

Às vezes, só as suportamos por necessidade. No entanto, o apelo ao habitual pode falar mais alto nas atuais circunstâncias. E só o tempo dirá quanto de trabalho remoto persistirá após a pandemia. Mas, algo é certo: aprendemos e amadurecemos com esta alternativa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar