Brasil,

Como transformar seu demonstrativo de lucros e perdas em fonte de inovação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcelo Nicolau *

É esperado buscar novas oportunidades de inovação para um negócio fora do ambiente da empresa. Nenhuma novidade até aí. Mas não se pode esquecer que, juntamente com a necessidade do usuário e a tecnologia correta para isso, é vital a nova solução ser financeiramente viável. Para isso, o P&L - sigla de Profit and Loss Statement ou, na tradução, demonstrativo de lucros e perdas - é possui papel fundamental para fazer a análise da saúde financeira do empreendimento.

Está aí o tripé para inovações de sucesso.

Pode parecer que o P&L nada tenha a ver com inovação. Mas o fato é que ele pode ajudar muito mais na pavimentação do caminho de qualquer empresa para o sucesso do que se imagina. Trata-se de uma fonte inesgotável de informações e insights para o desenvolvimento de novos modelos de negócio ou propostas de valor mais arrojadas.

Há, pelo menos, três formas de ampliar as funcionalidades de um P&L tradicional que podem gerar hipóteses além das previsíveis. Confira!

# Receita Bruta

É o valor faturado pela venda de produtos e serviços em um determinado período. Apesar de inúmeros motivos contribuírem para a estagnação ou queda do faturamento de um negócio, muitas vezes, esse fato denota uma fragilidade em alguns pilares de inovação. Isso pode representar uma oportunidade para mudanças.

Questionamentos e oportunidades a serem considerados nesses casos:

- Que novas ofertas podem ser criadas e comercializadas para o segmento de usuários atual?
- Como ajustar ou criar atributos para resolver a dor dos usuários de forma mais rápida, barata e efetiva?
- Que novos formatos de canais podem ser explorados e dominados para o produto / serviço?

#Custo do Produto / Serviço Vendido

Como o próprio nome diz CPV / CSV é a soma dos valores diretos gastos para a produção de uma determinada oferta. É um indicador que atinge diretamente a margem bruta de um negócio. Sendo assim, quanto mais soluções ou alternativas existirem para reduzir esse valor, maior será a competitividade e saúde financeira de um modelo.

Oportunidades de inovação a serem consideradas em negócios ou mercados envolvendo altos custos:

- Como expandir para novos mercados como forma de aumentar volume de vendas e diminuir o custo por unidade?
- Qual a maneira de implementar sistemas de produção sob demanda para diminuir os custos com a estocagem de produtos?
- De que forma utilizar a inteligência artificial para a realização de modelos preditivos que possam otimizar a precificação, nível de produção e necessidades de mão de obra?

# Despesas Operacionais

As Despesas Operacionais (OPEX) se referem aos gastos necessários para manter o negócio em funcionamento. O valor das OPEX de uma empresa afeta diretamente sua margem líquida. Portanto, reduzir essas despesas ou mantê-las abaixo da média do mercado contribui para aumentar o retorno do negócio, sua saúde financeira e capacidade de caixa para novos investimentos.

Questionamentos que podem ser feitos para gerar oportunidades de reduzir custos ou para criar um novo modelo mais competitivo no mercado:

- De que forma padronizar recursos, práticas e informações que permitam realizar o trabalho com menos?
- É possível integrar os recursos e aplicações tecnológicas de forma a aumentar as eficiências internas?
- Como terceirizar funções não-estratégicas a fornecedores que atuem de forma mais competitiva?

Esses são alguns exemplos de como identificar oportunidades de inovação por meio da análise de um P&L. Seja criando novos modelos de negócio ou aperfeiçoando modelos existentes, empreendedores e áreas de inovação de empresas podem se beneficiar muito ao buscar oportunidades "olhando para dentro" enquanto o restante do mercado está somente "olhando para a fora".

* Marcelo Nicolau é sócio-diretor da Play Studio, consultoria de inovação e venture builder.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar