Icatu Seguros reúne gestores de fundos diversificados para discutir o cenário atual e tirar dúvidas de clientes de Previdência

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diogo Moraes

freeimages freeimages

O brasileiro vive uma dúvida bastante comum neste momento, em um cenário econômico de juros baixos e incertezas: como investir seus recursos para ter mais rentabilidade a longo prazo? A diversificação da carteira de ativos foi uma das sugestões trazidas por gestores das mais renomadas assets do país no tradicional Encontro com Gestores, realizado pela Icatu Seguros, na manhã da última quarta-feira, dia 22.

Em formato virtual, o evento contou com a abertura do presidente da seguradora, Luciano Snel, e foi mediado pela jornalista Natuza Nery, especializada na cobertura econômica. Esta foi uma oportunidade de o público se conscientizar sobre a importância do planejamento financeiro e entender e sanar dúvidas sobre perfis e novas e diversificadas formas de investimentos, sobretudo de longo prazo. Participaram da edição 2020 o economista Mário Torós da Ibiuna e gestores de investimentos como Antonio Coutinho Correa, da Icatu Vanguarda; Pierre Jadoul da ARX; Arturo Profili, da Capitânia; Sérgio Luiz da Silva, da AZ Quest; Damont Carvalho, da Clarita; Duda Rocha, da Occam; Marcelo Mesquita, do Leblon Equities; Felipe Campos, da Navi; Pedro Sales, da Verde Asset Management. Os temas debatidos foram cenário econômico, multimercado, renda fixa e variável.

Como um marketplace de Previdência e a maior diversidade de fundos da indústria, a Icatu Seguros realiza este encontro com o objetivo de democratizar o acesso e desmistificar o investimento, salientando que há oportunidades adequadas para todo tipo de público. Durante a abertura, Snel comentou a fragilidade e vulnerabilidade do do momento atual, em função dos impactos da pandemia, que despertam o brasileiro para uma atenção mais especial à proteção e planejamento do seu futuro e de suas famílias.

"O propósito da Icatu é assistir e proteger as pessoas em todas as fases da sua vida", disse o executivo, destacando a importância de dar acesso à informação. "Investimos em nossos canais digitais para ampliar a comunicação com o público e torná-la cada vez mais próxima do nosso cliente. Nosso portal de APIs, outra ferramenta fundamental para atender a todos os perfis de investidores, permite que tenhamos parceiros variados, um portfólio completo e preços acessíveis", explicou Snel.

Painéis com formas diversificadas de investimentos

O painel sobre renda fixa esclareceu dúvidas de clientes em relação à taxa Selic na mínima histórica e títulos públicos com pouco retorno. Os gestores convidados citaram países desenvolvidos que, mesmo em cenário de juros baixos, têm a renda fixa e o CDI como ativos em alta. Os gestores também explicaram sobre investimentos com um nível maior de risco, como multimercado e ações, o que diminui a sensação de conforto causada pelo CDI, reforçando a estratégia de construção de uma carteira de produtos diversificada, sobretudo para equilibrar períodos de instabilidade econômica.

Já no segundo painel, que tratou de fundos multimercado, foram debatidos métodos de superação da atual crise e seu impacto no mundo. Os convidados trouxeram alguns pontos de influência no mercado, desde o risco de reinfecção e novos bloqueios na Europa, passando pela retomada dos blocos econômicos globais, fortalecimento do dólar, eleições norte-americana e suas consequências para a Ásia. Sobre o Brasil, os convidados acreditam que ‘o pior já passou’, mas apontam a necessidade de foco nos ajustes fiscais e acompanhamento dos avanços das políticas sociais.

Os gestores também sinalizaram sobre o momento de recuperação econômica, com melhor resultado da bolsa de valores, inclusive com oportunidades de investimentos em empresas tidas como mais baratas e que vêm se transformando e crescendo com projetos globais. Em um último painel, os participantes avaliam que os efeitos da crise ainda devem perdurar por alguns anos, mas transmitiram um olhar otimista, de que a recuperação será gradual e constante como já vem ocorrendo.

Para o economista Mário Torós, os juros não ficarão em 2% por muito tempo, trazendo um cenário econômico mais estável. Ele reforçou que as discussões sobre a proteção ambiental no Brasil e a pressão estrangeira diante disto são relevantes para o mercado financeiro e para o fortalecimento da imagem do país frente e impacto em potenciais investimentos futuros.

Sobre Icatu Seguros

A Icatu Seguros é uma companhia que protege as famílias e contribui para o planejamento financeiro dos brasileiros em todas as fases de suas vidas. Maior seguradora entre as independentes, considerando o consolidado das suas linhas de negócio - Vida, Previdência e Capitalização -, a companhia está presente em todo o país e possui mais de 6,5 milhões de clientes. O portfólio da Icatu traz uma arquitetura de soluções completas para Vida, e recentemente a companhia abriu seu portal de APIs para plugar diferentes plataformas digitais e insurtechs. A Icatu também é um marketplace de Previdência, considerada a seguradora com maior diversidade de fundos pelo ValorInveste: são mais de 280 fundos de 83 dos melhores gestores. Também atua com Gestão de Recursos e Fundos de Pensão, administrando ativos e recursos de terceiros que ultrapassam R﹩ 59 bilhões. A empresa foi eleita nos últimos cinco anos como melhor empresa para se trabalhar pelo GPTW e melhor satisfação dos clientes pelo Instituto MESC.