Icatu Seguros anuncia nova diretora de Pessoas, Camila Asenjo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diogo Moraes

pixabay pixabay

Graduada em Psicologia pela PUC - Rio, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e curso de extensão em Recursos Humanos pela Ross School of Business pela Michigan University, a executiva também tem formação em coaching e estará atuando no apoio aos 1.900 colaboradores da companhia. Camila acumula passagens por empresas como BTG Pactual, Andrade Gutierrez e a multinacional italiana Generali Seguros.

Na Icatu - que há cinco anos consecutivos é eleita por seus colaboradores como uma das melhores empresas para se trabalhar no país e no Rio de Janeiro, pela consultoria Great Place to Work -, Camila chega para reforçar a agenda interna que, nos últimos anos, foca especialmente em investir na preparação do time para acompanhar o ritmo de crescimento da companhia, incluindo a transformação digital. Um dos principais objetivos é garantir que os melhores talentos estejam prontos para os desafios futuros proporcionando sempre o bem-estar e a realização dos times.

"Trabalhei na Icatu de 2001 a 2013 passando por todos os subsistemas de RH além de ter atuado também na área comercial da companhia. É uma casa que valoriza seus colaboradores e os apoia em seu crescimento pessoal e profissional. Há uma cultura muito forte de aproveitar as oportunidades, permitindo a construção de um plano de carreira e uma atenção individual para que todos sintam parte importante de uma engrenagem. É um grande prazer estar de volta", diz Camila.

Para reforçar esse posicionamento, a empresa tem feito diversas ações para engajar os times à distância nesse ano atípico, manter a produtividade e a excelência do trabalho e assegurar a sensação de pertencimento. Para contar o desenvolvimento destas mudanças, a executiva participou de uma live da PUC-Rio , realizada nesta semana, sobre "Liderança à distância: como engajar as equipes". No encontro virtual, Camila falou da importância do gestor de ter empatia e flexibilidade com o trabalho remoto devido ao isolamento social deste ano e as dificuldades deste cenário. A executiva também passou dicas práticas para ajudar no home office, como a importância do contato diário entre as equipes, o uso de vídeos para gerar maior aproximação dos times e a fim de intensificar os vínculos, promover interações sociais virtuais e oferecer incentivos e apoio emocional aos colaboradores.

"Temos sido bastante flexíveis. Se não foi possível trabalhar pela manhã em casa, pode trabalhar à tarde. Qual a negociação que o gestor precisa fazer com a sua equipe? É natural dedicar mais tempo de trabalho no trabalho remoto porque além de manter a produtividade e o deadline das entregas, as pessoas precisam cuidar também da casa e família. É um desafio que conseguimos administrar e superamos esse novo cenário de trabalho. O ser humano e nossos colaboradores têm uma capacidade de superação e de adaptação às mudanças enormes", conta Camila.

Sobre Icatu Seguros

A Icatu Seguros é uma companhia que protege as famílias e contribui para o planejamento financeiro dos brasileiros em todas as fases de suas vidas. Maior seguradora entre as independentes, considerando o consolidado das suas linhas de negócio - Vida, Previdência e Capitalização -, a companhia está presente em todo o país e possui mais de 6,5 milhões de clientes. O portfólio da Icatu traz uma arquitetura de soluções completas para Vida, e recentemente a companhia abriu seu portal de APIs para plugar diferentes plataformas digitais e insurtechs. A Icatu também é um marketplace de Previdência, considerada a seguradora com maior diversidade de fundos pelo ValorInveste: são mais de 280 fundos de 83 dos melhores gestores. Também atua com Gestão de Recursos e Fundos de Pensão, administrando ativos e recursos de terceiros que ultrapassam R$ 59 bilhões. A empresa foi eleita nos últimos cinco anos como melhor empresa para se trabalhar pelo GPTW e melhor satisfação dos clientes pelo Instituto MESC.