Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mulheres no poder: as 10 empresas com maior participação feminina na Bolsa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luís Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Magalu, Santander e TIM estão entre as companhias com maior número de mulheres no conselho de administração, segundo estudo da Teva Indices e Easynvest

A ampliação da presença feminina em conselhos de administração garantiu destaque a dez empresas de capital aberto na B3, segundo levantamento exclusivo da Teva Indices, divulgado em parceria com a Easynvest. De acordo com o estudo, cinco delas possuem 3 mulheres no board: Magalu, Santander, TIM, Natura e Telefônica.

As outras cinco empresas têm duas mulheres na mesma posição, e incluem Vale, Suzano, Lojas Renner, Engie Brasil e a própria B3. O ranking adotou como critério uma capitalização mínima de R﹩ 300 milhões, com base em dados divulgados pelas companhias até 31 de agosto.

Em termos proporcionais, as empresas com maior protagonismo feminino nos conselhos são Magalu (43%), Santander (33%) e TIM (30%) - todas com três mulheres no board. Na sequência, aparecem Telefônica, Natura e Renner (com 25% cada), Engie (22%) Suzano (20%), B3 (18%) e Vale (15%).

Os resultados evidenciam companhias que têm dado espaço à equidade de gênero no mercado de trabalho, mas indica um longo caminho a ser percorrido, avalia Iris Sayuri, gerente de produto da Easynvest. "Os números reforçam empresas com bons exemplos, mas o cenário ainda é muito desigual para elas. Se pensarmos em CEOs, menos de 4% são mulheres ao olhar para as companhias de capital aberto", justifica.

Para o CEO da Teva Indices, Gabriel Verea, o levantamento indica a importância de medir quantitativamente determinados objetivos. "Observamos que a disparidade da representatividade feminina nos conselhos de administração ainda é grande. Chamar a atenção para esses números deixa claro a urgência em promover essa mudança", diz.

Os dados produzidos pela empresa utilizam as mesmas ferramentas e rigor para elaborar índices financeiros sobre ESG (abreviação, em inglês, de Environmental, Social and Governance, ou, em português, Ambiental, Social e Governança Corporativa), e que incluem, portanto, assuntos relacionados a gênero. A Teva Indices é a única a medir quantitativamente a presença de todas as mulheres em conselhos de administração de empresas brasileiras.

Como forma de apoiar essas empresas com mais espaço de poder para elas, a Easynvest disponibiliza este mês uma lista de investimentos para que os clientes possam comprar algumas ações, ou todas as dez empresas listadas no levantamento, além de outras cinco, totalizando quinze. Na corretora, o número de mulheres investidoras em renda variável é de 29%, segundo dados de agosto, superior à média de 25% registrada pela B3 no mesmo mês.

No geral, o número de mulheres investidoras na Easynvest cresceu de 26%, no começo de 2017 para atuais 37%. Nos últimos três anos, a plataforma de investimentos criou o movimento pioneiro "Nós Mulheres Investidoras", que produz conteúdos multiplataforma para estimular a participação feminina nos investimentos. A última iniciativa do projeto foi uma parceria de conteúdo com a B3 e a influenciadora Paula Reis, do canal Mulher Trader, para desmistificar a relação entre finanças e mulheres.

Sobre a Easynvest

Fundada em 1968, a Easynvest atualmente é a maior corretora independente do Brasil e está à frente no desenvolvimento de tecnologia e inovações em serviços financeiros, com mais de R$ 20 bilhões de ativos sob custódia e mais de 1 milhão de clientes. A corretora foi uma das primeiras a oferecer acesso online à bolsa no Brasil, em 1999, e a primeira a oferecer acesso por aplicativo mobile ao mercado de renda fixa, em 2016. Na plataforma 100% digital os investidores individuais podem conhecer e analisar uma vasta gama de investimentos, incluindo títulos públicos, privados e fundos de investimento, além de comprar e vender ações, opções e futuros. A corretora também disponibiliza conteúdos de educação financeira em diversos canais digitais. Para mais informações, visite: easynvest.com.br

Sobre a Teva Indices

A Teva Indices combina ciência de dados e experiência humana em gestão de investimentos para criar índices financeiros. Nossos índices contam com apuração quantitativa de dados e são organizados de forma precisa e transparente. Somos a primeira empresa a medir índices ESG com padrões quantitativos e sistemáticos. Nossos índices ESG são produzidos com engenharia de dados e levam em conta os mesmos padrões de qualidade dos índices financeiros. Ao medir de forma objetiva temas ESG, a empresa visa aumentar a transparência e acelerar iniciativas de impacto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar