Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novo mercado de trabalho procura por profissionais com habilidades socioemocionais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabio Pavan
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Psicóloga Nayara Teixeira, da MAPA Avaliações, aponta 4 competências essenciais para organizações neste cenário

Ter um currículo recheado abre portas no processo seletivo, mas segundo a psicóloga Nayara Teixeira, da MAPA Avaliações, no atual momento de retomada do mercado de trabalho, as organizações estão procurando por profissionais com habilidades socioemocionais, tais como empatia, autoconfiança, persistência e assertividade.

“Essas habilidades fazem com que o profissional esteja mais bem preparado para adversidades no trabalho, assim como torna-o mais disposto entender e, portanto, se comunicar efetivamente com o cliente”, pontua Nayara, que explanou a motivação dos recrutadores na busca de tais características.

Habilidades socioemocionais requeridas

Habilidades socioemocionais são uma série de competências que os seres humanos possuem e usam para lidar com emoções, gerenciar metas e tarefas de vida e se relacionar com as outras pessoas. A psicóloga aponta as principais delas que são buscadas no mercado de trabalho hoje.

Empatia: a capacidade de entender outra pessoa.

Segundo a psicóloga, no mundo corporativo, essa habilidade auxilia no entendimento das necessidades do cliente, gera funcionários mais dispostos e solícitos, prontos para atender e entregar o melhor.

Autoconfiança: habilidade de confiar em si mesmo.

Sua importância se dá pela necessidade de segurança num momento de alta instabilidade. “Pessoas autoconfiantes sabem suas capacidades e limitações, trazendo segurança para o ambiente de trabalho”, analisa. Porém a psicóloga faz um alerta. “Não podemos confundir autoconfiança com arrogância, pois uma pessoa arrogante se coloca acima das outras e isso não é interessante em uma equipe”.

Persistência: a qualidade de persistir e não abandonar.

“Nos tempos atuais, essa habilidade foi o que manteve muitos negócios funcionando e impediu muitas empresas de falirem”, coloca a psicóloga. Para ela, essa habilidade implica novamente na questão da segurança, que vem sendo a principal meta dos recrutadores no cenário atual.

Assertividade: comunicação eficaz e posicionamento coerente aos princípios perante às pessoas e situações cotidianas. De acordo com Nayara Teixeira, essa competência não está ligada ao que é certo ou errado literalmente, mas sim à maneira de expor e defender posições sendo fiel aquilo que acredita e efetivo em sua defesa. “Ser assertivo é ser firme e direto mantendo-se fiel e agindo por princípios em defesa dos seus princípios e guiando a organização em pessoas no caminho da ética”, explica.

A psicóloga ainda defende que “manter um equilibro entre essas habilidades é a chave para uma boa carreira e desenvolvimento pessoal”.

Como desenvolver as habilidades socioemocionais?

Muitos fatores estão envolvidos no processo de desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades socioemocionais, dependendo muito dos tipos de relações que uma pessoa nutre, conhecimento sobre si mesmo, espaços sociais frequentados, família e grupos de amizade, no entanto, para Nayara, “o autoconhecimento e habilidade de identificar as próprias emoções é o principal fator para iniciar o processo de otimização das habilidades”.

Alguns processos sociais ajudam no processo de aquisição das competências, como a educação. Pais e professores fazem parte do desenvolvimento pessoal de seus filhos/alunos, estimulando a busca por informações, crescimento em sociedade, e criação de metas, entre outros valores.

As vivências e experiências cultivadas ao longo da vida também fazem com que a pessoa aprenda a lidar com melhor com as emoções, buscando diferentes maneiras de lidar e expressar seus sentimentos e vontades. “O momento que estamos vivendo, em que tudo é diferente do que era antes, é um momento, sobretudo, em que precisamos de segurança, e é isso que recrutadores estão procurando para oferecer às organizações através dessas habilidades requeridas dos profissionais,” conclui a psicóloga.

Sobre a MAPA

Desde 1984, a partir da síntese de experiências no desenvolvimento de instrumentos e experiências culturais, a MAPA iniciou seu trabalho de produção de ferramentas para avaliação de pessoas. A experiência de 35 anos, aliada à ciência, tecnologia e estudo contínuo, fez da empresa uma especialista na arte de entender pessoas, tanto no campo psicossocial, quanto no cultural e no histórico.

A MAPA Atende mais de 400 clientes em todos os estados do Brasil, tendo realizado mais de 300 mil avaliações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar