Meditação para equipes empresariais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca - TI Comunicações

Meditação para equipes empresariais

Com a missão de levar consciência e bem-estar para o universo corporativo, Ti Transforma oferece avaliação e diagnóstico gratuitos

Muito vem se falando sobre a prática da meditação, especialmente em um momento de pandemia e quarentena no qual tudo aquilo que visa o bem-estar é bem-vindo. Porém, alguns ainda se questionam: quais são de fato os benefícios gerados por ela? Para ajudar a responder, uma pesquisa com praticantes foi realizada e mostrou, a partir da experiência deles, que os efeitos da meditação são reais e relevantes em diversos setores da vida. Com base nesse conhecimento, a monja Tatiana Isler, que há mais de 16 anos trabalha no mercado de turismo representando no Brasil a África do Sul como destino, fundou a Ti Transforma, empresa que se dedica a ensinar pessoas a viajar para dentro delas mesmas e acessar o silêncio que existe em todos nós, e que é fonte de paz e tranquilidade mesmo em época de vendavais.

“A Ti Transforma nasceu como experiência antes de nascer como conceito”, diz Isler, que é professora de meditação há mais de cinco anos. “Eu implantei a meditação como pratica diária nas minhas empresas e os resultados foram surpreendentes. Nem precisaria de uma pesquisa que me provasse isso, mas poder se basear em dados é sempre melhor”. Isler quer agora levar a meditação para empresas no Brasil e com isso impactar a forma como nos relacionamos no trabalho.

“Já sabíamos que a meditação tinha impacto direto na saúde e até no sistema imunológico, mas ter um conhecimento mais amplo de como a prática influi diretamente no trabalho, na produtividade e no bem-estar da equipe foi muito importante”, diz Diogo Caldeira, sócio de Isler na Ti Transforma.

A pesquisa a que eles se referem foi realizada com 1.984 pessoas de mais de 30 países, sendo 144 brasileiros, todos praticantes da Meditação Ishaya do The Bright Path, prática baseada em técnicas fáceis e gentis que propõe a experimentação da vida além das limitações da mente. Foram apresentadas afirmações como “Desde que medito regularmente, senti um aumento de paz, alegria e amor na vida”, e entre as respostas havia as opções “concordo totalmente”, “concordo”, “neutro”, “discordo” e “discordo fortemente”.

No caso dessa primeira afirmação, 93% das pessoas responderam “concordo totalmente” ou “concordo” em relação ao aumento de alegria, paz e amor em suas vidas desde que começaram a meditar regularmente. Outro resultado que chama atenção é o que mostra que 85% concordam que houve uma melhora em sua “comunicação, relações e conexões”.

Também passam de 80% as pessoas que identificaram uma melhora em aspectos como confiança, produtividade e tomada de decisões, e também em questões ainda mais profundas, como o aumento de significado e propósito na vida.

Nenhuma das afirmações indicando melhoras na vida após a meditação teve menos de 70% de concordância. Dormir melhor e sentir menos cansaço, algo que vem se mostrando um desafio para muitos, foi um efeito atestado por 75% das pessoas. Criatividade e vitalidade também são aspectos que aparecem na pesquisa.

Fica fácil perceber como o ensino de uma prática de meditação fácil, amorosa, gentil e acessível influi no bem-estar e rendimento de toda equipe, incluindo lideranças. "É uma ferramenta que também desenvolve intuição e paixão na sua forma mais ampla”, diz Julia Casali, uma das professoras de meditação da Ti Transforma. "São técnicas simples, porém extremamente eficazes para estabelecer uma reconexão profunda com a essência de cada um de nós, estimulando o autoconhecimento, o senso de propósito, o foco, o entusiasmo e uma visão mais clara das situações. E KPIs como Turnover, Absenteísmo, Retenção de Talentos, Tempo Médio na empresa, entre outros buscados pelas corporações, passam a ser consequência natural da profunda transformação interna”, diz Casali.

Tati Isler e Julia Casali em aula de meditação na Zac Imóveis

“Eu pratico essa meditação há 6 anos e senti um incremento em todos os aspectos dessa pesquisa. Para isso, a principal coisa que tenho que fazer é meditar 20 minutos, 3 vezes ao dia. Eu não preciso acreditar, eu não preciso entender, só preciso fazer. A única coisa que se requer, além de aprender a técnica, é ter a disciplina de incluir a prática no seu dia a dia. A mesma disciplina que faz com que você coma, durma, escove os dentes todos os dias”, diz Isler.

Com base nesses dados, a Ti Transforma oferece avaliação gratuita para empresas que queiram incluir a meditação em seu dia-a-dia. Isler e seu time analisam a estrutura da empresa, levantam os principais desafios, entendem o que a empresa gostaria de transformar para poder criar o ambiente mais saudável e gentil possível, e apresentam um plano de ação de algumas semanas que pode, segundo eles, mudar a vida de todos os envolvidos, de líderes a liderados.