Brasil,

Como criar uma governança para inovação?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lais Pagoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Alexandre Pierro, sócio-fundador da PALAS - Divulgação Alexandre Pierro, sócio-fundador da PALAS - Divulgação

Por Alexandre Pierro

Inovação é processo. Mais importante que ter ideias é saber organizá-las de modo que elas tragam valor para as empresas. É com esses princípios que a ISO (Organização Internacional de Padronização) publicou a ISO 56002, de Gestão da Inovação.

Baseada em oito pilares - realização de valor, liderança com foco no futuro, direção estratégica, cultura colaborativa, gestão de insights, gestão de incertezas, adaptabilidade e resiliência e abordagem por processos -, essa norma já possui mais de 150 empresas certificadas em todo o mundo e pode ajudar as companhias brasileiras a inovar de forma periódica, sistemática e focada na geração de valor.

Para viabilizar a gestão da inovação nas empresas, são necessários alguns recursos:

Pessoas – Reunir, recrutar e reter os colaboradores envolvidos em projetos de inovação é fundamental. As equipes devem ser multidisciplinares, buscando sempre agregar conhecimento e fomentar a troca de ideias de diferentes pontos de vista. Tudo isso deverá deixar o projeto mais rico. Além disso, é preciso estabelecer incentivos apropriados para valorizar a equipe, incluindo incentivos financeiros, como recompensas e reconhecimento.

Tempo – Não se inova de uma hora para a outra. Por isso, convém que as empresas estabeleçam uma abordagem de gestão de tempo para a implementação efetiva da ISO 56002. Pode ser destinada uma parcela do horário de trabalho para estudos, atividades e treinamentos de inovação.

Conhecimento – É recomendável que a empresa estabeleça uma abordagem para a gestão do conhecimento. Isso permitirá absorver o conhecimento interno e externo, facilitar seu acesso e reutilização e criar mecanismos apropriados para a análise das informações. A norma ainda classifica como conhecimento coletivo aquele que é adquirido pelas pessoas que colaboraram, codificaram e compartilharam seu conhecimento tácito e implícito, que deve ser preservado pelas empresas.

Finanças – Não há como inovar sem recursos destinados a esse fim. Para isso, a empresa deve considerar as oportunidades financeiras, riscos e restrições associadas às atividades da inovação, incluindo as implicações de não inovar. Além disso, é importante definir de onde virão esses recursos: internamente, destinando parte do lucro, ou por financiamento externo, como subsídios à inovação (Lei do Bem) ou investimentos em startups.

Infraestrutura – A empresa precisará definir que recursos de infraestrutura física e virtual serão necessários à inovação. Deverão ser analisados fatores como flexibilidade, relação custo-benefício, equipamentos, tecnologias, transporte e instalações, como laboratórios e espaços criativos. Tudo isso pode ser feito pela própria empresa ou com a colaboração de agentes externos, por parcerias ou serviços terceirizados.

Por fim, é possível perceber o quanto a inovação deve ser um esforço em conjunto nas empresas. Os líderes precisam ter esse objetivo bem claro de modo que possam inspirar e engajar os demais colaboradores no processo. Essa governança será fundamental para que as etapas sejam mais rápidas e eficientes, buscando demonstrar o valor em que aquela inovação resultará.

Hoje, a PALAS, que é pioneira na ISO de inovação no Brasil, possui 90 empresas interessadas em implementar a norma. Com esse comprometimento em inovar, aumentam as perspectivas de que 2021 seja um ano mais positivo para o Brasil, com novos modelos de negócios, produtos e serviços aquecendo o mercado. É isso que a PALAS mais deseja!

Alexandre Pierro é sócio-fundador da PALAS e um dos únicos brasileiros a participar ativamente da formatação da ISO 56.002, de gestão da inovação.

Sobre a PALAS:

A PALAS é uma consultoria de inovação e gestão pioneira na implementação da ISO 56002. Nossa equipe participou ativamente do processo de formatação dessa norma e conquistou a primeira certificação da América Latina. Somos também a primeira consultoria certificada no Brasil. Oferecemos treinamentos, consultorias e implementação de normas ISO com o propósito de preparar as empresas para o futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar