Brasil,

Recentemente implantado, novo sistema de avaliação dos alunos é totalmente online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ENS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A migração de cursos presenciais para a modalidade a distância e a adoção maciça de aulas em plataformas digitais, em função da pandemia do novo coronavírus, fizeram a ENS buscar um novo sistema de avaliação dos alunos, realizado totalmente de maneira online.

Em junho, a Escola iniciou um projeto piloto com alunos do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. Para eles, foram aplicadas provas com fiscalização remota de imagem e som captados por câmera e vídeo, por meio da ferramenta de videoconferência Zoom. Cada aluno recebeu um e-mail nominal, com usuário e senha para acesso às provas, bem como orientações sobre como proceder, teste de simulação, pré-requisitos, postura, advertências, proibições e casos de anulação.

Depois dessa primeira experiência, que foi exitosa, em agosto, foi a vez dos candidatos inscritos no Exame de Certificação Técnica fazerem a avaliação no mesmo formato. “Antes da pandemia, nossos cursos eram oferecidos nas modalidades presencial e online, mas as provas e exames, somente na presencial. Com a Covid, tivemos que nos adaptar rapidamente ao novo cenário imposto para melhor atender aos alunos. Um dos maiores obstáculos que tivemos foi com a aplicação de provas e exames. Decidimos, então, migrar tudo para o formato online”, esclareceu a gerente da Escola Virtual da ENS, Esmeralda Rocha.

Monitoramento autônomo com inteligência artificial

Após o projeto piloto, o sistema passou por pequenos ajustes, a fim de que as provas online pudessem ser aplicadas para um número maior de alunos. “Planejamos uma comunicação direta com eles, na qual listamos os pré-requisitos necessários, e fizemos a simulação de uma prova para que se ambientassem ao novo sistema. Somente após o resultado da simulação efetivamos a aplicação da prova online, que foi um grande sucesso”, relatou Esmeralda.

Neste mês de setembro, as provas por disciplinas aplicadas aos alunos do Curso Intensivo para Habilitação de Corretores de Seguros, cujas aulas são 100% online, ganharam mais um diferencial: o monitoramento autônomo baseado em inteligência artificial.

Antes de cada exame, cada aluno recebeu um e-mail com orientações detalhadas para realização da prova sem intercorrências. A Escola Virtual da ENS efetuou um teste de compatibilidade, dois dias antes, para correção de eventuais problemas. “Para que tudo desse certo no dia da prova, informamos aos alunos os pré-requisitos a cumprir, entre eles possuir webcam e microfone, desativação de notificações, de sistemas antivírus e firewall, e apresentação de documento de identificação válido com foto recente”, afirmou a gerente da Escola Virtual.

“É por isso que procuramos informar antecipadamente aos alunos como eles devem proceder, deixando bem claro, por exemplo, que não é permitido realizar a prova em dispositivos mobile, como celular e tablet. As medidas são muito bem definidas e comunicadas de maneira muito objetiva, para que possamos garantir o sucesso deste novo procedimento e avaliar nossos alunos de maneira justa e satisfatória. Os resultados das seis primeiras provas demonstraram o mesmo nível de aprovação das provas presenciais, comprovando que o sistema, com todas as suas vantagens, veio para ficar”, finaliza a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar