Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aumente a produtividade utilizando cores em seu home office

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cássia Domingue
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Cores exercem poder sobre a energia, criatividade e até mesmo foco; professora da Panamericana dá dicas sobre os benefícios de cada uma delas e como podem ser aplicadas

Mesmo com a redução do isolamento social, muitas empresas ainda optam por manter seus colaboradores trabalhando de casa, por segurança. E todo mundo concorda que não há nada melhor do que a sensação de não precisar se deslocar e enfrentar congestionamentos para começar a produzir.

Por outro lado, o home office também tem suas desvantagens: ele é um ambiente frutífero para a preguiça e a procrastinação. Na cabeça, fica a pergunta: como aproveitar ao máximo o tempo em casa? Muitos livros falam sobre como aumentar a produtividade e, em todos, há uma dica comum: dê cor às paredes. “Pode parecer estranho, mas é isso mesmo: a cor do ambiente exerce poder sobre a sua energia, sua criatividade e até mesmo seu foco”, afirma Cecília Gomes, designer de interiores e professora da Panamericana Escola de Arte e Design.

Conforme ela explica, as cores interferem na concentração e no humor; cores muito vibrantes, como vermelho e amarelo, não são indicadas para as pessoas muito agitadas e que tendem a se estressar com facilidade. “Neste caso, é melhor escolher cores suaves, como azul e verde, que têm como característica serem mais relaxantes”.

A professora da Panamericana traz algumas dicas sobre como as cores podem favorecer seu home Office. Mas ela ressalta que é importante consultar sempre um profissional, para que o projeto fique o mais adequado possível e atenda da melhor maneira as expectativas.

1 - Azul

Se o ambiente de trabalho é espaçoso, o azul é uma excelente opção. Isso porque esta cor promove sensação de confiança e, em momentos de tensão, ajuda a manter a pressão sob controle. O azul é também uma cor que propicia a comunicação. “Em tempos de Zoom e Google Meet, vale a pena considerar esta possibilidade”, afirma a especialista.

2 – Amarelo

Ele estimula a criatividade e traz energia, entretanto é preciso tomar cuidado ao aplicá-lo. “É que se esta cor pode causar ansiedade, se utilizada em excesso”. Cecília lembra que os brasileiros são o povo mais ansioso do mundo segundo a OMS - 9,3% da população sofre com o problema. Por isso, se a pessoa já é agitada, leva uma vida corrida, tem filhos pequenos e precisa produzir durante a noite, o mais indicado é pensar em um mix com outras cores menos vibrantes ou apostar no amarelo apenas em alguns objetos pequenos.

3 - Verde

É ótimo para estabelecer o equilíbrio e manter a produtividade. Além disso, o verde estimula a participação, cooperação e a generosidade. “Ele pode ser usado em paredes e também em objetos e móveis para ajudar a reduzir a tensão do ambiente. Sem falar que é uma cor que acalma e eleva a harmonia”, diz Cecília.

4 – Vermelho

Segundo ela, esta é uma boa opção para espaços onde as pessoas trabalham até tarde porque este tom estimula a atividade cerebral. O vermelho transmite também alegria e proximidade, deixando o ambiente mais dinâmico e animado. A desvantagem é que, por ser muito berrante, esta cor pode deixá-lo mais irritado. O mesmo ocorre com o laranja. “O melhor é misturá-lo com outras cores”.

5 – Cinza

Indicado para compor ambientes junto com cores quentes, o cinza é psicologicamente neutro. Quando usado sozinhos, tons claros de cinza não tem poder de estimular a produtividade, mas se somar a ele cores mais vivas o efeito pode ser muito positivo. Já a cinza escuro, assim como o preto, são boas cores para alguns detalhes, pois proporcionam profundidade. “Entretanto, o uso excessivo dessas cores pode causar tristeza ou até mesmo depressão”, esclarece a especialista.

6 - Branco

Ele cria senso de espaço e promove a criatividade, principalmente se o local possui muita luz natural. Apesar disso, esta cor também nos lembra de lugares em que não gostamos de estar, como um consultório médico ou hospital, por exemplo. Em ambientes na cor branca, as pessoas costumam se sentir inertes, calmas demais e sem motivação. “Sendo assim, o branco sozinho não é uma escolha inteligente para manter seu escritório”.

7 – Roxo

O roxo atua diretamente sobre o processo de respiração e ritmo cardíaco, estimulando a criatividade e produzindo um efeito de calma. Mas se utilizada em excesso, pode causar um efeito contrário. Sendo assim, o mais indicado é pintar apenas uma parede do escritório com esse tom ou utilizá-lo em alguns objetos ou até mesmo quadros.

A designer de interiores reforça que estas dicas não são uma verdade absoluta. Para ela, a aplicação da cor depende da intenção do projeto e também da personalidade de cada um. “Quando falamos em cores, não podemos nos esquecer que elas remetem emoção. Por isso, considere sempre suas experiências pessoais e culturais antes de optar por uma cor”, conclui a especialista.

Sobre a Panamericana

A vontade de ser a mais importante e moderna Escola de Arte e Design foi o que motivou a Panamericana a abrir suas portas em 7 de abril de 1963. E, logo no início, mantendo sua vocação para o pioneirismo, nasceu aquela que seria considerada a primeira e única Escola de Criação Profissional do Brasil.

Para ser o que é hoje, a Panamericana foi buscar os melhores e mais modernos métodos pedagógicos de grandes centros artísticos do mundo, recebendo e formando, durante esses 58 anos de história, profissionais preparados para o mercado e que, por isso, se destacam nas áreas de Artes Plásticas, Fotografia, Design de Interiores, Publicidade e Criação, Design Gráfico, Design Digital, Design de Moda e Design de Animação e Games.

Atualmente, a Panamericana conta com a Unidade Angélica e a Unidade Groenlândia, que são verdadeiros marcos da arquitetura e design de São Paulo. E não é exagero nenhum dizer que, hoje, a história da Panamericana se confunde com a história do criador profissional brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar