Brasil,

Funil de influências aplicado à Comunicação: o que é e como funciona?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michelli Taborda
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Funil de influências aplicado à Comunicação: o que é e como funciona?

aboutCOM traz dicas práticas do uso do funil para uma boa comunicação e direcionamento do conteúdo corporativo voltado a empresas tech

Você já deve ter ouvido falar em funil de vendas. Mas o que muitos não sabem é que essa técnica, tão popular para quem trabalha com marketing, também funciona muito bem no setor de comunicação, especialmente para assessoria de imprensa. Por isso, a aboutCOM, agência de comunicação especializada em atendimento a empresas de tecnologia, traz algumas considerações sobre o que chama de funil de influências, visando a praticidade e melhorias no direcionamento de conteúdo produzido para corporações.

Sair na imprensa é importante para quem quer ampliar a presença entre seus públicos. Cada área de atuação conta com publicações especializadas e elas são uma verdadeira fonte de autoridade para a sua marca. Por isso, não basta apenas preparar um conteúdo interessante e distribuí-lo sem antes pensar sobre os estágios do funil que esse conteúdo abrange e de que forma chegar a veículos de imprensa especializados nesse tema.

No mundo da tecnologia, por exemplo, existem canais que atuam desde aspectos mais técnicos (e até científicos) até as mais simples reviews que informam usuários a respeito das qualidades de produtos e serviços em destaque no mercado, mas nada impede que um conteúdo eficaz apareça em jornais, revistas ou sites de assuntos gerais.

"O grande motivo da fama do funil é, justamente, a sua eficácia para a jornada do cliente. Com seus estágios de aprendizado, reconhecimento e consideração, uma estrutura narrativa reconhecida participa do caminho do usuário até a apresentação do produto", esclarece Flavia Sobral, diretora da aboutCOM.

Cada estilo e abordagem, acaba por trabalhar em um nível do funil de comunicação. Alguns geram interesse e apresentam soluções, outros aprofundam a experiência, entregando insights técnicos ou opiniões especializadas.

Abaixo, trazemos uma rápida definição sobre cada uma das etapas do funil:

• Etapa de aprendizado: atua gerando interesse no usuário, com conteúdos de qualidade que informam e retêm a atenção.

• Etapa de reconhecimento: são apresentados conteúdos que aprofundam no problema, demonstrando que as suas dores são compreendidas, soluções são entregues, adicionando valor e empatia na experiência do usuário.

• Etapa de consideração: o chamado "fundo do funil". Aqui, o lead entende que pode contar com a empresa para resolver seu problema específico. Uma solução é apresentada.

"Conforme os objetivos da empresa, é possível criar uma estratégia de comunicação que atue no lugar certo e na hora certa. Essa é a função de uma estratégia de comunicação verdadeiramente alinhada em todas as frentes", salienta Flavia.

Isso acontece porque canais especializados e respeitados contam com grande autoridade entre seus públicos-alvos. E é por meio de seus conteúdos que as pessoas se informam e se baseiam para tomar decisões de compra e venda.

Uma expansão orgânica da marca toma fôlego a partir dessa comunicação, já que o rumor começa a ser espalhado justamente nas esferas de "quem entende do assunto."

Ao entender o objetivo do negócio, e a partir do estudo detalhado de suas personas, é possível compreender como sair em cada um desses canais contribuirá com resultados para a expansão da presença da empresa no mercado.

Sobre a aboutCOM

A aboutCOM é uma agência de comunicação que une as melhores práticas de mercado nacionais e internacionais à visão de que, se cada mensagem a ser divulgada é única, igualmente única tem de ser a forma como ela é transmitida. Com 6 anos no mercado de comunicação, a aboutCOM tem como objetivo integrar a estratégia de negócios de seus clientes ao objetivo de comunicação, traduzindo as mensagens necessárias para uma linguagem mais humana e fomentando a troca de informações com o mercado, funcionários, clientes, fornecedores e demais públicos.

Por meio do conceito tech2human, a aboutCOM tem como princípio traduzir a linguagem do setor de tecnologia buscando humanizar a comunicação das empresas. Isso ocorre por meio de estratégias de RP personalizadas que contribuem para a reputação de empresas tech e, também, auxiliam em oportunidades de negócio. A empresa conta com parcerias estabelecidas com agências de todo o mundo e já atendeu mais de 30 clientes, a maioria deles do setor de tecnologia para o mercado B2B.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar