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PMEs usam branding para se destacar da concorrência e conquistar clientes

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Com quase 6 meses de isolamento social e pandemia, o consumidor brasileiro está revendo seu comportamento, consumo e, principalmente, as marcas das quais acompanha.

Se por um lado as compras via digital aumentaram, por outro, as lojas físicas, empresas aéreas, agências de viagens e intercâmbio se depararam com um cenário caótico e viram o faturamento despencar. Grandes redes como a Ricardo Eletro, por exemplo, demitiu mais de 3 mil funcionários, além da recuperação judicial.

Já a expansão do e-commerce no país bateu o recorde em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano, de acordo com a 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, mapeamento realizado pelo PayPal Brasil em parceria com a BigData Corp.

"Reflexo da pandemia e da necessidade de digitalização das empresas, tivemos migração de grandes empresas para o digital e de pequenos empreendedores, muitos que ficaram sem emprego ou fonte de renda nesse período.", menciona a Conselheira e Estrategista de negócios, CEO da GirlBoss, Tânia Gomes Luz.

O estudo ainda mostra que em 2019, 26,93% dos e-commerces eram de pequeno porte e faturavam até R﹩ 250 mil/ano. Hoje, esses negócios passaram a representar quase a metade das lojas online (48,06%).

"Muito do que impulsionou as vendas e a visibilidade dos pequenos e médios empreendedores, nesse período incerto, foi o propósito de marca, o senso comum entre princípios da marca e do consumidor. Durante o período de quarentena surgiram várias iniciativas para o PME sobreviver a crise, e isso trouxe um novo olhar e conscientização para o público em geral.", pontua.

As marcas sempre estiveram expostas, mas a pandemia tem colocado o desempenho dessas empresas sob os holofotes. Uma pesquisa da PSB, realizada nos Estados Unidos, apontou que 88% dos entrevistados acreditam que as marcas se posicionaram para ajudar nesse período de crise e 92% dos consumidores concordam que são mais propensos a recompensar essas marcas e seus negócios.

Outra pesquisa, desta vez no Brasil, realizada pela Kantar, revelou que o coronavírus já preocupava 80% dos brasileiros. Quando questionados com relação ao tipo de publicidade em que as marcas brasileiras deveriam continuar investindo durante a crise, mais de 80% dos consumidores concordaram que elas devem comunicar seus esforços para enfrentar a situação e sobre como podem ser úteis nesse novo dia a dia, assim como evitar explorar a situação do coronavírus para promover suas marcas e empresas.

O posicionamento de marca envolve inúmeras vertentes, desde propósito, identidade visual, diferenciação de marca, persona até valores, produto, equipe e afins. Padrões devem ser evitados e desconstruídos, branding é o que sua marca é. É um conjunto, indo do propósito até o storytelling.

"Essa concepção que limita o termo branding à marca gráfica de uma empresa e apenas aos elementos visuais relacionados não é aceitável. Branding é a relação entre marca e cliente, e entre a marca e a comunidade em que ela está inserida." ressalta a empresária.

O Branding já é um termo conhecido de grandes marcas, mas para o PME que está começando um negócio ou entrando no digital o processo pode ser um pouco demorado.

"Uma boa estratégia de branding só funciona se a empresa entregar o que promete. É primordial que todos os envolvidos na sua marca, entendam e, mais que isso, vivam o propósito da marca, pois só assim seu discurso será verdadeiro para o público final.", esclarece.

O cumprimento das primeiras promessas permite que, no futuro, o cliente tenha a confiança de que você voltará a entregá-las. Isso é primordial para a reputação da marca, principalmente na era das redes sociais.

As recomendações de amigos têm um papel fundamental na decisão de compra dos consumidores. O post no Facebook e Instagram funciona como o velho boca a boca e é amplificado para milhares de pessoas via internet.

"O processo de branding é mais do que ser conhecido e ser gostável, é passar a ser confiável. De nada adianta uma boa estratégia de comunicação que não esteja atrelada ao serviço/produto real. Branding é propósito, no final do dia, não é sobre o que a pessoa vê no jornal ou nas redes sociais, mas sim, o que ela sente em relação ao que está vendo sobre determinada marca.", finaliza a CEO da GirlBoss, Tânia Gomes Luz.

Inúmeras empresas transformam seus negócios a partir de seus propósitos. A Farm, por exemplo, vende o estilo da garota carioca. A Tesla Motors produz computadores sobre rodas. A Apple não vende iphones, ela vende status, tecnologia e futuro. A Disney não é um parque de diversões apenas, eles vendem sonhos, encantamento, nostalgia, experiência e possibilidade. Esses são exemplos de como a proposta de branding influencia a cultura, os valores e a estratégia de um negócio.

GirlBoss Consultoria

Fundada em 2018, a GirlBoss Consulting oferece uma experiência única e prática para construir uma marca e consolidá-la no mercado. Desenvolvendo estratégias de marca, negócio e presença digital, com objetivo de diferenciar e impulsionar o crescimento da marca. A empresa é especializada em desenvolver estratégias de branding e digital, construindo valor para seus clientes através de seus propósitos.


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