Carla Lemos, do Modices, dá dicas de como melhorar o relacionamento entre marcas e creators em painel do YOUPIX Summit
Em conversa conduzida por Thais Mara, diretora criativa da YOUPIX, a influenciadora deu dicas sobre co-criação, briefing e estudo de plataformas
O trabalho com influenciadores é cada vez mais essencial para as marcas, ainda mais durante uma pandemia que forçou a transformação digital em todos os setores. Por conta dessa rapidez com que tudo mudou, algumas marcas ainda não se adaptaram com o novo normal em relação ao relacionamento com os influenciadores. Pensando nisso, Thais Mara, diretora criativa da YOUPIX, e Carla Lemos, creator e criadora do Modices, realizaram o painel "5 coisas que todo influenciador gostaria que as marcas soubessem", no primeiro dia da sexta edição do principal evento da América Latina que discute a indústria dos creators, o YOUPIX Summit.
Co-criação, briefing e estudo de plataformas foram algumas das dicas passadas durante a conversa. Confira todas as dicas abaixo:
1 - Saia do básico
Tanto para Carla quanto para Thais, sair do tradicional é essencial. "Ninguém gosta de publicidade igual, nem público e nem influenciador", explicou Carla. Segundo a criadora de conteúdo, isso tira a magia de ser creator. "É importante se beneficiar dos influenciadores contratados, invista na co-criação para resultados ainda mais criativos e certeiros", comentou.
2 - Co-criação como premissa de trabalho
Envolver o influenciador contratado na criação do projeto ajuda a aumentar o engajamento, já que inserir a pessoa que conhece profundamente o público-alvo para ajudar no desenvolvimento da ação, garantindo que o conteúdo seja mais direcionado e obtenha resultados ainda melhores.
"É animador quando a marca permite que a gente explore esse lado criativo. "Nós, como criadores, queremos criar e fazer coisas diferentes, e essas ações nos incentivam e nos liberam para isso", comentou a influenciadora.
3 - Seja maleável na hora do briefing
O briefing deve conter as informações importantes que devem ser ditas, mas deve ser aberto para a criação. Os pontos imprescindíveis devem estar alinhados entre cliente e creator para que eles possam estar livres para criar. "Cada creator sabe o que performa melhor a com seu próprio público, por isso é importante que o briefing tenha as informações importantes, mas que a criação possa ser ajustável de acordo com o produto, influenciador e o público-alvo", afirma Carla.
4 - Esteja atento às plataformas
Cada criador entende qual a melhor forma de atingir seu público. Não replique métricas genéricas em criadores: só eles entendem do próprio público e do que funciona ou não. É preciso entender o relacionamento do creator com seu consumidor de conteúdo. Ou seja, não adianta pedir um vídeo no Youtube se a plataforma que mais funciona para o influenciador é o Instagram, por exemplo. Respeite as plataformas em que o influenciador performa. Eles sabem o que funciona.
5 - Creator não é ator
Criador não pode estar ali só para ser seu rosto, é importante lembrar que existe uma voz, uma história. As marcas devem entender o influenciador, saber as marcas que ele consome ou não, a personalidade, fazer um background check para saber de polêmicas e pontos fortes. Você tem que dar verdade para a pessoa, não adianta enviar produto, ou contratar, um influenciador por conta de seus mais de um milhão de seguidores para uma ação que envolve produtos alcóolicos se o influenciador não bebe.
"Explorem o potencial criativo dos criadores. Esse momento mostrou que eles sabem o que fazem, invista, crie projeto em conjunto, se associem às vozes. Tenham maleabilidade, vamos diversificar, vamos dar espaço para quem está criando coisa nova. Valorizem os criadores que batalham pela marca", finalizou Carla.
O painel "5 coisas que todo influenciador gostaria que as marcas soubessem" pode ser assistido na íntegra no Youtube do YOUPIX Summit até o dia 7/9. Para participar do evento e ter acesso à programação completa, a materiais exclusivos e à comunidade de creators da YOUPIX, basta fazer a inscrição gratuita pelo link: http://youpix.com.br/youpixsummit/.
Serviço:
O YOUPIX Summit acontece nos dias 1,2, 3 e 4 de setembro.
A transmissão do evento é feita pelo Youtube e Linkedin da YOUPIX e as inscrições podem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/inscricao_summit
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