Brasil,

O RH pode liderar o processo de inovação de uma empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

É hora de pensar sistêmica e estrategicamente, pensar no aqui e agora e decidir imediatamente, sem perder a conexão com o ali e então, com o futuro

Por Marco Ornellas, coach, membro da ICF (International Coaching Federation) e Mestre em Biologia-Cultural

As mudanças do mercado estão sendo cada vez mais percebidas e sentidas pelas empresas. Afinal, o mundo foi colocado de ponta cabeça e a maior parte dos executivos entenderam que a pressão por transformação bateu à porta. Não dá mais para ignorar.

Esse tsunami de mudanças afeta todos os setores de uma organização direta ou indiretamente. Ninguém passará por esse contexto sem uma revisão, alteração ou transformação — principalmente o RH. Essa atual parada no mundo diz mais respeito à pessoas do que ao vírus propriamente dito.

É hora de pensar sistêmica e estrategicamente, pensar no aqui e agora e decidir imediatamente, sem perder a conexão com o ali e então, com o futuro.

Difícil? Digamos que é paradoxal agir agora pensando no futuro, centrar nas pessoas sem esquecer do negócio e mais ainda do planeta.

Um dos paradigmas que se alteraram com a pandemia foi o conceito de "Design da Experiência". Antes relegado a um segundo plano, agora precisamos promover a reestruturação da experiência do colaborador em toda sua jornada, desapegar das estruturas e arquitetura tradicionais e remodelar processos e políticas. Uma tarefa profunda e bastante árdua.

Uma das formas, leve, ágil e de certo modo lúdica, de liderar esse momento de inovação é por meio do Design Thinking, uma abordagem multidisciplinar que coloca as pessoas e o que tem valor em foco. Essa é uma disciplina importante para o profissional de RH, bem como uma forma criativa de construir soluções relevantes e sustentáveis, implementáveis tecnicamente e viáveis financeiramente.

Como o próprio nome sugere, trata-se de repensar o design, ou seja, analisar por diferentes ângulos e perspectivas, ampliar a visão do problema e da questão e de forma colaborativa buscar novos pontos de vista e soluções, provavelmente, mais simples.

Sabemos que uma parte da inovação está pautada pela transformação digital. Mas cuidado, não podemos simplesmente digitalizar o velho processo, mas sim pensar de forma digital. Isso significa que as práticas de RH de hoje, predominantemente burocráticas, não são capazes de responder aos desafios atuais muito menos os do futuro.

É importante que a área entenda que essa transformação vai além da informatização e digitalização dos velhos processos. É preciso antes de mais nada repensar as bases pelo qual tais processo foram desenvolvidos. Essas premissas fazem sentido hoje? Tem valor nos dias de hoje? Continuará fazendo sentido em um futuro próximo? Sem essas respostas, não vá adiante. Não perca seu tempo.

Como estamos vendo, são muitas as respostas e mudanças necessárias e nem todas as áreas e profissionais de RH estão preparados para esse momento. É aqui que entra a importância do desapego de certezas, reinvenção dos processos e designer organizacional, design do novo.

Um designer organizacional é movimento certo na mudança da organização, pois com base em um olhar para o futuro e para o presente consegue construir novos caminhos, desenhar novas estruturas, processos, tecnologias e pessoas. É preciso revisitar políticas internas e garantir mais liberdade e autonomia. É preciso revisar arquiteturas e estruturas tornando nossas organizações mais leves e ágeis. É preciso revisitar processos. Enfim é preciso reinventar as nossas organizações. Tudo isso com foco no Design centrado nas pessoas.

É um caminho e jornada que se faz de dentro para fora, com muita colaboração, sinergia, transparência e alinhamento com propósitos. Leva um tempo, mas pode ter certeza os ganhos são inúmeros e efetivos ao longo do tempo.

Bem-vindo ao tempo da reinvenção das nossas organizações.

Sobre o autor

Marco Ornellas é professor, escritor, palestrante, consultor de desenvolvimento organizacional e fundador da Ornellas Consultoria e da 157Next.Academy - que já formaram mais de 600 profissionais de RH pelo Brasil. Ministrou workshops sobre Recursos Humanos para muitas equipes do Bradesco, da Enel, da John Deere, da TOTVS, da Stolller, da Mercedes-Benz, do Metrô de São Paulo e do Hospital Beneficência Portuguesa, entre outros. Mestre em Biologia-Cultural pela Universidad Mayor do Chile, Ornellas também é advisor da BeeJobs, HRTech de transformação digital em RH. É principalmente pai de três filhas e avô de dois netos que proporcionam uma constante prototipagem - testando novas abordagens, comportamentos, aprendizagens e soluções. Sua primeira obra é o livro "DesigneRHs para um Mundo Novo" (2017, Editora Colmeia, 159 páginas).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar