Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Contatos e Network: torne-os não "deletáveis"

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kátia Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Contatos e Network: torne-os não "deletáveis"

Por Carla Falcão, especialista em Mídias Sociais, Carreira e Negócios

Com quantas pessoas em sua rede você verdadeiramente tem contato? Quem são as pessoas e relacionamentos que você realmente "curte" e que não são "deletáveis" de sua carreira e vida?

Este tema responde a algumas perguntas recorrentes em minhas palestras, mentorias e treinamos sobre o uso do LinkedIn: quantos contatos devo ter? Devo aceitar a todos os convites que recebo? Qual a melhor abordagem no LinkedIn para dizer que estou em busca de recolocação? Devo enviar uma mensagem com meu curriculum?

Acompanhem comigo: em tempos de intensa vivência digital, nossos contatos crescem a cada dia. Às vezes, parece que para fazer network no LinkedIn ou conhecer pessoas basta apenas mais um envio de solicitação de conexão. Vira e mexe lemos: Fulano te enviou um convite, Fulano está seguindo você, entre outros semelhantes. São os "Deletáveis". O termo até parece trágico, mas não é.

Nossa possibilidade de contatos aumenta diariamente. Na verdade, cada um deles pode se tornar a "grande conexão", em muitos sentidos. Quantas dessas conexões têm chances de se transformar em cliente, parceiro de negócios ou até naquele HeadHunter que vai lhe oferecer o emprego que você sempre buscou? Nesse quesito, o LinkedIn virou um verdadeiro catalisador de oportunidades, mas isso pode acabar criando alguns desafios.

Devido ao nosso estilo de vida e tempo cada vez mais restrito, criamos relacionamentos frágeis. Por isso brinco com o termo "deletáveis", referentes aos que são mais um nome na lista. Para sair desse processo, você precisa manter sua rede de contatos ativa. A iniciativa permite uma troca constante e verdadeiramente rica, solidificando a relação.

Assim, muitos acreditam que o que vale é a quantidade de contatos e não a qualidade do relacionamento. Prova disso é o grande número de mensagens que recebemos de conexões apenas interessadas em vender algo ou enviar um curriculum. Elas são válidas sim, porém de baixo resultado quando estão fora de um contexto ativo. Com algumas dicas seus resultados podem ser muito melhores:

- Network Ativo: Mantenha a sua rede de conexões ativa, visitando os perfis de quem faz parte de sua rede; envie mensagens para atualizar sua conversa; recomende competências que você pode endossar; mantenha-se presente e cultive seus relacionamentos.

- Convites para Conexão: Aceite e envie convite para conexão com profissionais que você conhece de fato ou que tem afinidades, com o mercado de atuação, com relacionamentos e interesses em comum. Isso gera troca de mensagem e pode ser começo de um novo contato efetivo.

- Mantenha-se informado: Hoje o LinkedIn tem diversas ferramentas para que você se mantenha atualizado com os assuntos em alta do momento. O boletim diário é um deles, além dos posts da sua rede que aparecem no feed e das notícias que você acessa na home.

- Engajamento digital: participe das publicações que você recebe e de quem faz parte da sua rede, curta os conteúdos que tem alinhamento com sua trajetória profissional e faça parte das conversas. Deixar sua opinião nas postagens mostra seu interesse e gera uma troca rica.

- Mantenha seu perfil atualizado: lembre-se, não adianta você ser um profissional incrível e participativo se quando as pessoas forem visitar seus perfil não encontrar informações que podem levar essa conversa para um próximo passo.

- Seja autêntico, seja você: ser verdadeiro, leal aos seus valores e envolvido com o que faz destaca qualquer uma dessas técnicas acima.

No final das contas, o que faz a diferença não é quantidade de pessoas que você conhece, mas sim, a qualidade dos relacionamentos desenvolvidos. E essas conexões vivas e verdadeiras é que podem ser o verdadeiro "abre portas" para as oportunidades. São essas pessoas que você divide momentos da vida e da carreira - os ativos na sua TimeLine - é que são os não "deletáveis".

Sobre Carla Falcão

Especialista em mídias sociais, LinkedIn, Carreira e Negócios, Carla Falcão, que também é palestrante, há sete anos orienta executivos de alta gerência a usar essas ferramentas para reforçar e incrementar a vida profissional e o empreendedorismo. Publicitária, tem no currículo mais de 400 Workshops, palestras e aulas realizadas e mais de 4 mil alunos treinados em cursos individuais, em grupos ou nas empresas em formato InCompany; faz mentoria em Carreira para o Sebrae-SP;

Empreendedora, quando a maternidade chegou, em 2014, abraçou novas frentes de trabalho e desde então, em paralelo à atividade anterior, é também consultora para novas mães "relutantes" a respeito da sequência da vida profissional. É idealizadora da rede Social Mom, que conecta mães que já empreendem ou querem iniciar algo. O grupo fomenta cursos, congressos e ajudam mulheres a gerar negócios.

Em 2018, lançou como coautora o livro "Mulher: desperte o poder que há em você", A publicação traz 10 histórias inspiradoras de sucesso, que abrem caminho para a libertação e a felicidade de milhares de pessoas por meio do autoconhecimento. Os direitos autorais da obra são 100% revertidos para o Instituto Nação de Valor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar