Brasil,

As três atitudes básicas para o líder digital garantir a boa performance de seu negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Lino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As três atitudes básicas para o líder digital garantir a boa performance de seu negócio

A busca por conhecimento técnico, formação de redes de relacionamento e capacidade de comunicação são alguns dos aspectos citados pelos principais líderes digitais do Brasil para ter resultados excelentes e uma performance superior

Por Gabriel Lima, CEO da Enext e autor do livro Líderes Digitais um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros

Ao longo de mais de um ano pesquisando a mente de alguns dos principais líderes digitais do Brasil para compor o livro “Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros”, percebi alguns padrões na busca por resultados excelentes e uma performance superior. Entre eles, pude destacar três atitudes que todo o líder digital deve tomar imediatamente para conseguir alcançar seus resultados.

O primeiro deles é a capacitação técnica. Não importa o segmento ou tamanho da organização, o conhecimento técnico e a capacidade analítica são fundamentais para um bom desempenho e devem somar às, também importantes, competências emocionais. Hoje em dia as organizações são muito mais horizontais e as pessoas não confiam em quem não coloca a mão na massa. Portanto, o líder digital tem que ser autêntico e saber o que está falando para poder engajar as pessoas, assim como para saber o que está acontecendo em sua organização.

Por outro lado, o líder não deve entrar no nível de detalhe de todas as tarefas. Ele precisa saber delegar e cobrar para criar harmonia e sinergia do time. Além disso, o ambiente digital é complexo ao ponto de que uma pessoa só não consegue ter conhecimento total de suas variáveis, o que faz com que o líder tenha que ter uma alta capacidade de abstrair para enxergar corretamente a situação, assim como para colocá-la em perspectiva. Isto envolve uma alta capacidade analitica para conjunção do ambiente e decisão.

Por fim, os negócios digitais, seja o marketing digital, o e-commerce ou a digitalização das atividades da empresa, geram um volume abundante de dados. Ao ponto de alguns analistas de mercado falarem que dados são o novo ouro e, na atual crise que estamos vivendo, as empresas de tecnologia serem as mais valorizadas de todas. O líder precisa ter a capacidade de entender seus objetivos e como utilizar os dados a seu favor, além de ter um conhecimento mínimo do funcionamento de uma estrutura de banco de dados, os fundamentos e as lógicas de programação e, mais importante de tudo, estar constantemente atualizado para fazer maximo proveito do que o digital tem a oferecer.

Outro aspecto fundamental do líder digital é sua capacidade de construir redes de relacionamento. Como dito anteriormente, o ambiente digital é complexo e exige que os líderes consigam resolver problemas através de um amplo leque de soluções. Esta rede deve ser construída tanto dentro quanto fora da organização, pois muitas vezes o conhecimento necessário para se atingir os resultados esperados podem estar fora da empresa.

Profissionais com mais contatos, ou mais centrais em redes de relacionamento, tendem a ser mais bem sucedidos, tanto porque são mais requisitados para a troca de informações e

ideias de negócios, quanto porque conseguem acessar mais facilmente quem pode resolver o seu problema em questão para performar. Podemos formar uma rede de relacionamentos através de interações com grupos de interesse comum em redes sociais, participando de fóruns de discussão, atendendo eventos, lives e webinars.

Por fim, a última atitude que o líder deve tomar para se transformar em um líder digital é melhorar sua capacidade de comunicação. Os líderes digitais não têm que somente ter seus objetivos claros, eles precisam saber comunicá-los e motivar seu time para alcançar os resultados. Essa é sua capacidade de engajar para atingir uma performance superior, para isso é preciso ter empatia, saber ouvir e construir sua comunicação alinhando e utilizando elementos dos interesses do time.

*Sobre Gabriel Lima

Gabriel Lima é CEO e fundador da Enext, consultoria especializada em comércio eletrônico do grupo WPP. Mestre em administração de empresas pelo Insper, é autor dos livros Comércio Eletrônico: Melhores Práticas do Mercado Brasileiro e Líderes Digitais. Entre 2017 e 2020, foi representante do Brasil na UNIDO para desenvolvimento sustentável de negócios digitais nos países BRICS (Goal #9) . Exercendo seu papel, representou o Brasil na China, Índia, Suíça e Áustria liderando o desenvolvimento dos relatórios sobre o panorama do ecommerce brasileiro.

Sobre o livro

No livro Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros, Gabriel Lima fala sobre como é ser líder de negócios digitais no Brasil e traça um perfil das habilidades essenciais que levam a liderança à performance superior. Dialogando com os desafios enfrentados pela pandemia da Covid-19, ele aborda a transformação digital nas organizações e a gestão do trabalho remoto. Temas como a condução da transformação digital nas organizações, os paradigmas do home office e como gerir uma equipe remota, bem como a relevância que o comércio eletrônico vem ganhando nos últimos tempos, são aspectos amplamente abordados no livro e que dialogam com os desafios enfrentados pelas empresas diante das mudanças impostas pela pandemia da Covid-19.

Sobre a Enext

A Enext é uma empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais. Os serviços abrangem desde planejamento estratégico e transformação digital, passando por implantação de plataformas, Mídia, Business Intelligence e CRM. A empresa é responsável por projetos digitais para grandes marcas, como: BASF, PUMA, C6 Bank, Mondelez, Novartis e Sephora.

Fundada em 2008, a empresa com sede em São Paulo conta com mais de 200 colaboradores e mais de 70 clientes ativos, e credita o seu sucesso à tríade: foco no cliente e nos seus desafios, na capacitação e engajamento das pessoas, e na excelência das entregas e dos resultados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar