Brasil,

Altevir Prado Aborda os Reflexos e Aprendizados da Pandemia no Mercado Segurador

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

O Executivo Regional da Bradesco Seguros na região sul, Altevir Prado, participou de webinário promovido pelas Comissões de Direito Securitário da OAB do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, na quinta-feira (20). “Os Impactos da Pandemia nos Contratos de Seguro, Perspectivas para o Futuro” constitui-se no tema da atividade que foi alusiva ao mês de advogado e teve o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/PR.

A iniciativa debateu os reflexos da Covid-19 no segmento como o aprendizado que o setor de seguros está tendo diante da disseminação mundial de uma nova doença.

Altevir iniciou sua explanação relembrando que no Brasil não existe unanimidade sobre quais os caminhos que devam ser seguidos no combate a pandemia. Ele destacou que diante da atual situação, a economia nacional tem avançado de forma cautelosa já que ainda não existe uma vacina para conter a doença. “Se ocorrer o agravamento do problema relativo ao contágio do novo coronavírus e da própria pandemia, isso poderá agravar a situação econômica. E esse fato refletirá no mercado de seguros”, pontuou Altevir, que também é diretor presidente do SINDSEG Paraná e Mato Grosso do Sul.

O executivo apresentou dados do mercado econômico que possuem relação estreita com o segmento de seguros. “A economia não entrou em colapso, mas a demanda colapsou nos setores de serviços, comércio, indústria e construção civil. Essas atividades dependem da circulação de pessoas e foram impactados devido ao prolongamento da reclusão social”.

Especificamente sobre o segmento de seguros, Altevir mostrou gráfico que destacou a crescente participação do setor no produto interno bruto (PIB) nacional. “O mercado de seguros passou de pouco mais de 1% de representação no PIB em 1990, para o percentual de 6% em 2015. Em 2019 esse índice chegou a 7%. Isso mostra o amadurecimento do mercado e o fato de que estamos crescendo acima da economia”.

Ele ainda apresentou dados relativos a arrecadação e também sobre as indenizações das seguradoras. Diante da pandemia, o dirigente relembrou que ao se adaptar rapidamente ao chamado “novo normal”, o mercado segurador manteve suas atividades, além de dar cobertura para mortes decorrentes de causa pandêmica, algo que não era previsto nas clausulas contratuais.

Houve redução nos sinistros de veículos e na carteira de saúde ocorreu redução temporária. Diante da atual conjuntura que atinge a todo o planeta, também foram divulgados números do mercado segurador internacional. Especificamente sobre o Brasil, o executivo salientou que “o setor deverá se ajustar com a nova realidade. A expectativa é de que haverá queda no mercado de seguros gerais”.

A advogada e membro da Comissão de Seguro e Previdência Privada da OAB/RS, Niris Cristina da Cunha, perguntou a Altevir como fica a relação de segurado e seguradora no período pós-pandemia. “Creio que a relação de ambos está mais amadurecida diante interação existente. Tenho a impressão que o mercado vem crescendo, mas que ainda é carente de desenvolvimento. E isso envolve seguradores, consumidores, órgãos reguladores e também o Estado”, observou executivo regional da Bradesco Seguros.

Também participaram do webinário, o presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB/PR, Luiz Assi e a presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB/SC, Vanessa Barcelos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar