Brasil,

Previdência privada é tema de evento virtual promovido pelo Sindseg MG/GO/MT/DF

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sindseg MG/GO/MT/DF
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Além de ser um problema de saúde pública, a pandemia do Coronavírus também afetou o bolso das pessoas e empresas mundo afora, em função da onda de desempregos e da perda do poder aquisitivo. Neste cenário de incertezas, a tranquilidade propiciada pelas mais diferentes modalidades de seguros ficou em destaque. Afinal, elas resguardam as pessoas nas situações mais adversas. É o caso da previdência privada, assunto discutido ontem, dia 29 de julho, durante bate-papo virtual promovido pela Comissão Especial de Assuntos Jurídicos e Fiscais do Sindicato.

Mediado pelo presidente do grupo, Landulfo Ferreira Júnior, o evento contou com a participação da Dra Ivy Cassa, advogada e presidente nos níveis internacional e nacional dos Grupos de Trabalho de Previdência Privada da Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA). Com participação de mais de 30 profissionais, eles interagiram com a convidada para esclarecerem dúvidas. O saldo do evento, segundo o anfitrião Landulfo, foi muito positivo. “Foi uma oportunidade de muito conhecimento, espero que este encontro seja o primeiro de muitos”, elogiou.

Inicialmente, Ivy explicou as diferenças entre previdência privada e fundo de pensão e, na sequência, informou que, desde o início da pandemia, houve uma significativa mobilização das pessoas para resgatar as reservas mantidas pelo fundo de pensão. “Houve um pânico decorrente da pandemia, já que, em vários casos, muitas pessoas não tinham dinheiro para manter as suas despesas básicas e por outro lado, contavam com reservas financeiras que estavam retidas. Ou seja, era uma situação contraditória”, informou.

Outro ponto abordado pela especialista foi a Reforma da Previdência, ocorrida no ano passado, “já que poucos meses depois que ela foi aprovada, já fomos acometidos pela pandemia”. Mas, apesar das dificuldades e adequações trazidas pelo Coronavírus, Ivy considera que o momento é oportuno para inovar. E deu o recado para os profissionais do setor de seguros: “é hora de pensar diferente, de entender as necessidades do mercado para propor produtos mais interessantes e atrativos”.

Com sua experiência em estudos de direito comparado, a Dra. Ivy trouxe importantes informações sobre o que tem sido feito em outros países, como Itália, Portugal, França, Espanha e Chile, para enfrentar os impactos negativos decorrentes da pandemia, principalmente sobre a perda de rentabilidade dos fundos de investimentos dos planos de previdência complementar e sobre acesso a recursos pelos participantes destes planos.

Continuar disseminando as vantagens da previdência privada também é preciso, embora Ivy defenda que desde a década de 1990, o produto tem conquistado espaço no mercado. “Fortalecer essa cultura é um grande desafio”, finalizou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar