Brasil,

Investimento em pesquisa com cliente deve ser encarado como estratégia de negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marco Berringe
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Saber o que os clientes pensam de você deveria ser uma preocupação de todas as empresas. Porém, uma pesquisa recente mostra que 58% das corporações consideram essas informações um diferenciador primário em suas estratégias. Ainda assim, esse mesmo levantamento intitulado "O cliente conectado: oferecendo uma experiência sem esforço", realizado pela NTT, fornecedora global de serviços de tecnologia, identificou que no último ano houve aumento de 45% nas capturas de alguma forma de feedback.

Na empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis Allonda essa estratégia já é adotada há três anos. Atuando no mercado B2B e tendo, portanto, um processo de negociação de médio e longo prazo, a companhia realiza um ciclo de pesquisas com seus clientes e também com seus possíveis contratantes. A finalidade é mensurar a qualidade de suas rotas tecnológicas descritas em propostas comerciais, compreender com mais profundidade as razões pelas quais não fechou negócio com aqueles que estavam sendo prospectados, e identificar entre os seus clientes o que está funcionando bem e o que precisa ser aperfeiçoado. As pesquisas passaram a ter um papel tão importante para a Allonda, que os resultados compõem parte das metas das áreas diretamente envolvidas.

De acordo com a head de marketing e sustentabilidade da empresa, Renata Vaterkemper, ainda que haja engajamento dos respondentes o comportamento da adesão varia de acordo com o momento em que a negociação está, de forma que a companhia não se atém ao total de respostas, mas à qualidade delas. "Não é possível comparar a taxa de respostas de um lead que está em um primeiro contato conosco com a de um cliente que já temos operação há anos. Por isso, o principal ponto para nós não é o volume de respondentes, mas o fato de termos a oportunidade de tratar com carinho e cuidado cada um dos dados que recebemos", afirma.

Ou seja, a avaliação das respostas é feita individualmente e não apenas considerando uma média geral, com análises consolidadas. "Cada retorno é realmente único. Como nosso mercado é B2B o desafio é conhecer nosso cliente com mais profundidade do que a rotina permite, já que, normalmente, temos relacionamento contínuo com cada um deles. Portanto, essa opinião singular é bastante valiosa para a Allonda", complementa Renata, que explica que a partir dessa avaliação as áreas responsáveis pelo atendimento do cliente se reúnem para elaborar um plano de ação imediato.

"Com base nos feedbacks, já realizamos melhorias concretas como mudança de procedimentos que trouxeram mais agilidade, especialmente em processos comerciais. Em alguns casos, redirecionamos o foco da gestão contratual das operações para o que é mais percebido como valor por aquele cliente específico", conclui a responsável pela área de marketing e sustentabilidade da Allonda.

Sobre a Allonda

A Allonda é uma empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis. Possui um time próprio de especialistas e mais de 500 projetos já executados, dentre eles remediação ambiental nos dois maiores acidentes ambientais brasileiros, causados pelo rompimento de barragens de mineração em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), ambos em Minas Gerais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar