Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Por que as áreas preservadas são tão importantes para a qualidade de vida das pessoas?

pixabay pixabay

Com o passar do tempo, as áreas preservadas vêm sendo mais valorizadas na hora de pensar e executar projetos urbanísticos. No litoral de Santa Catarina, o bairro planejado Colinas de Camboriú Village se destaca pela ampla cobertura florestal que o circunda.

O empreendimento Colinas de Camboriú Village possui uma área de preservação de cerca de 350 mil metros quadrados, diz a engenheira Dayana Correa da Silva

A pandemia provocada pela Covid-19 reconfigurou o conceito de morar bem na grande maioria da população brasileira e do mundo. Morar bem hoje, mais do que nunca, significa morar com qualidade de vida. Falar de qualidade de vida e falar de meio ambiente, é falar de ar puro, é falar de evitar poluição sonora e lumínica. Esses são valores de consumo cada vez mais procurados pelas pessoas. Neste contexto, quem não gostaria de morar em um bairro planejado com 350.000 metros quadrados de área preservada? Além de ser o único bairro planejado junto a Balneário Camboriú, a cidade mais destacada do litoral catarinense, o Colinas de Camboriú Village, da Embralot é uma referência enquanto empreendimento que oferece uma altíssima qualidade de vida para seus moradores.

A manutenção de uma área preservada em meio urbano possibilita a valorização da paisagem e do patrimônio natural e construído (de valor ecológico, histórico, cultural, paisagístico e turístico). Esses espaços exercem, do mesmo modo, funções sociais e educativas relacionadas com a oferta de campos esportivos, áreas de lazer e recreação, oportunidades de encontro, contato com os elementos da natureza e educação ambiental (voltada para a sua conservação), proporcionando uma maior qualidade de vida às populações urbanas, que representam 84,4% da população do país”, afirma a engenheira Dayana Karina Correa da Silva, atuante na loteadora Embralot.

"O empreendimento Colinas de Camboriú Village possui uma área de preservação de cerca de 350 mil metros quadrados, produto da compensação ambiental, isso sem contar com a área verde que já é própria da implantação de um loteamento. A ideia é um bairro planejado onde a população tenha acesso à natureza, onde podemos encontrar espécies que são típicas daqui da região da Mata Atlântica como a Figueira, Tanheiro e aves como a Saíra-sete-cores, Gavião Tesourinha, Andorinhas e muito mais. Então a vegetação que encontramos aqui é do bioma da mata atlântica” diz, a engenheira Dayana.

"Nos estudos realizados para o licenciamento ambiental do empreendimento foi classificada como estágio médio de regeneração natural e parte dessa área que está sendo preservada atende a Lei da Mata Atlântica, preservando pelo menos 30% da vegetação que era encontrada aqui no local. A partir dessa supressão, teve uma compensação de 340 mil metros quadrados aqui no próprio empreendimento e o restante de mais ou menos 60 mil metros quadrados é encontrado em uma região aqui próxima. As vantagens para os moradores em termos uma grande área de preservação, além do conforto e do bem-estar pela natureza em si, é a redução considerável do ruído do entorno que é absorvida pela vegetação, uma vez que estamos localizados próximos à rodovia BR 101", alega a profissional.

A engenheira Dayana Karina Correa da Silva prossegue: “Outras vantagens em termos uma área verde tão próxima da nossa moradia é com relação a drenagem e impermeabilização do solo, o empreendimento já conta com uma das cotas mais altas de terreno, além disso estas regiões de área verde melhoram o escoamento superficial da água da chuva fazendo com que tenhamos menos chance de ter alagamentos”.

“Os maciços florestais ainda trazem uma regulação no microclima da região. Em tempos onde a questão do aquecimento global é amplamente discutida, conseguimos trazer conforto térmico, variação climática menos intensa e amplitude térmica menor com relação a uma área urbanizada que não dispõem de vegetação”.

“Outra vantagem é o senso de pertencimento que os moradores do bairro planejado terão, pois serão os principais fiscais e os cuidadores destas áreas de compensação”, continua a profissional.

O Colinas de Camboriú Village da Embralot se destaca, além de ser o primeiro e único bairro planejado da região que está efetivamente em implantação, por esta cobertura florestal que está mantida no local e todos os outros fatores que já foram elencados aqui, trazendo grandes benefícios tanto para os moradores quanto para a população no seu entorno.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS