Brasil,

Existirá Um Novo Normal? Estratégias de Hoje Para Daqui em Diante

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Xavier
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Mônica Schimenes, CEO da MCM Brand Group

Quando a situação pandêmica começou, no primeiro momento, eu tive medo. Receio sobre tudo o que estava acontecendo. Já em um segundo momento, senti que era a hora de ser generosa. Mas, por que? Acredito que seja isso que vai sobrar no final de tudo, saber olhar para ao redor e ver quem são as pessoas que estavam e ainda estão necessitadas e com quem podemos dividir e compartilhar nossos conhecimentos.

Porém, as mudanças não foram apenas pessoais e internas, quando pensamos em aspectos do empreendedorismo e nas próprias empresas, o novo chegou adaptando a camisa do B2B para o B2C e também nos transformando no H2H. Muitas marcas não sabiam exatamente por onde seguir, o que fazer, como manter uma jornada de experiência ou como se relacionar com seu cliente final. Depois desse start, chegou o momento de olhar para todos que estavam ao nosso lado, de alguma forma, e buscar uma estratégia, pensando em desenvolver uma nova jornada de comunicação e fazer com que as empresas não percam market share.

Neste contexto, o Live Marketing é extremamente importante e as companhias precisam entender e acompanhar esse desenvolvimento. As plataformas de vídeo ganharam ainda mais espaço, podemos trabalhar de uma forma híbrida e conquistar lugares que antes eram apenas uma parte de nosso trabalho, mas hoje já é uma extensão de tudo o que realizamos. Além disso, os nossos valores fundamentais serão baseados em empatia, olhar o próximo e levar soluções aos mesmos.

O cenário atual fez com que as empresas se digitalizassem num curto espaço de tempo, pois tudo aquilo que pensávamos ser uma transformação digital para cinco ou dez anos aqui no Brasil, tivemos que transformar em, no máximo, 90 dias. O home office chegou para todos, sendo que para muitos não existia ou que, igual a nós aqui na agência, era realidade uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo dos projetos. Então, os profissionais precisaram desenvolver novos skills e, com isso, foram surgindo novas personalidades dentro do mundo corporativo, exatamente por nós redescobrirmos a cada dia.

Com as adaptações e novas ideias, todo esse turbilhão em conjunto, veio a carga do humano, que diariamente estamos tendo que aprender a lidar. Cansaço, excesso de tela e pouco cuidado com o físico pode atrapalhar no desenvolvimento da empresa nesse momento tão difícil. É por isso que precisamos nos informar, buscar boas práticas para conseguir entender os colaboradores e clientes. Olhá-los com sensibilidade e sabermos que são humanos antes de qualquer profissão e que precisamos deles bem para o mercado rodar .

Numa empresa de médio porte como a nossa, quando temos menos recursos, precisamos abusar do relacionamento, se fazer presente na vida dos colaboradores, para que todos se ajudem. Essa atitude faz com que o estresse diminua e, consequentemente, aumente a produtividade, as entregas e o trabalho. Essa conduta vale para os clientes também, sendo necessário mostrar a eles que estamos disponíveis para ajudá-los, para que eles continuem se desenvolvendo e comunicando o seu negócio.

Outra visão que acredito ser extremamente válida dentro de qualquer empresa é priorizar a inclusão dentro dos prestadores de serviços. Esse é o momento de encontrarmos fornecedores de diversidade para trabalhar com a gente, trazer os pequenos para o nosso lado e entender quais deles conseguiram se habilitar digitalmente para conseguirem oferecer soluções novas. Esse é um novo dilema e desafio, mas existem aqueles que conseguem atender em tempos onde requer tanta inovação.

Para finalizar, gostaria de deixar algumas dicas importantes na área dos negócios: entregue seus produtos, desenhe lançamentos, leve o live marketing para outro nível de experiência e transforme o propósito da empresa. Não se esqueça de abusar do ambiente híbrido e da digitalização. O resultado chega e é muito mais prazeroso do que antes, porque - no final - o que fica disso tudo é que o mundo mudou, é uma outra comunicação, e nós vamos nos adaptando de acordo com o que vai acontecendo. Por mais que a pandemia tenha trazido essa mudança, a vida também sempre nos trouxe e esse é o normal, nos adaptarmos todos os dias.

*Mônica Schimenes, 45 anos, Relações Públicas, é fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Foi eleita "Mulher Empreendedora Global do Ano" pela WEConnect International, reconhecida como empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa Winning Women da EY. Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Nextel, Dell, Unilever e outros. Em 2019 realizou importantes palestras, como ‘O Feminino da voz’ que trata de empoderamento feminino, para adolescentes da periferia de SP, e ‘Todos os tons da inclusão’ que trata de diversidade no II Fórum Mundial Niemeyer. É cantora, casada e mãe do Leonardo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar