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Estudo mostra a realidade das insurtechs no Brasil

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A Digital Insurance LatAm realiza um estudo aprofundado da realidade do ecossistema Insurtech na América Latina. Segundo o idealizador do estudo, o francês Hugues Bertin, que mora há 20 anos na América Latina e CEO da Digital Insurance LatAm, o mapeamento indica que, hoje, o “ecossistema brasileiro” representa 37% do total da região, com 100 insurtechs. “Achamos esse ecossistema muito estimulante, com muitas propostas de valor que não existem em outros mercados”, revela o executivo.

No entanto, ele ficou “surpreso” ao ver poucas seguradoras brasileiras fora do país, uma vez que cada vez mais seguradoras da América Latina migravam de um país para outro.

Além disso, em comparação com o ecossistema insurtech na América Latina, há muito mais insurtechs de serviço (56%) do que em outros países da região (33%). “O que chama a atenção é que as insurtechs brasileiras tentam resolver dores muito menores e bem definidas. É muito interessante, adoro ”, elogia.

Bertin revela que o ecossistema colombiano parece ser o de maior potencial na região, pois hoje representa apenas 8% do total e os colombianos “são grandes empresários e o setor de seguros colombiano é muito bom”. No entanto, ele destaca que o Brasil e o México são dois grandes ecossistemas que “têm muito potencial para se expandir fora de suas fronteiras e hoje fazem pouco”.

O executivo destaca ainda que o ecossistema argentino pode ter os melhores e mais criativos empreendedores, com “profissionais muito procurados”, e o chileno, embora pequeno, tem três insurtechs muito grandes e com muito potencial, sendo provavelmente um país que “nos surpreenderá nos próximos anos”.

Outro fato relevante é que 38% das empresas são insurtechs e estão “desafiando” a distribuição. “Obviamente, existem muitos corretores online (como em outros mercados). Eles tendem a ser intermediários tradicionais desenvolvendo soluções insurtech ”, diz ele.

Além disso, 56% das empresas são totalmente “colaborativas” porque vivem em colaboração com seguradoras ou intermediários. “Nesse terceiro pilar, é muito interessante ver uma proposta em torno da gamificação como a Dualk, na análise de ações judiciais como a Jurimetria, propostas disruptivas de valor no mundo agrícola como IDMaq ou agrotrust e há uma grande parte que fornece soluções para os corredores “, exemplifica.

Bertin explica que os objetivos desse mapeamento são disseminar as Insurtechs para que elas possam fazer negócios com grandes seguradoras e intermediárias e acelerar a inovação e a transformação do setor; demonstrar que o ecossistema insurtech da América Latina é significativo (aproximadamente 10%) e que há oportunidades para as Insurtechs fora da América Latina de alcançar a região ou para as Insurtechs locais obterem negócios e financiamento no exterior; e ter uma definição homogênea em todos os países, entender as particularidades de cada país e descobrir as oportunidades existentes.

Segundo ele, a ideia nasceu da constatação de que não existia um “radar” que realmente capturasse toda e precisa a realidade do ecossistema da Insurtech na América Latina.

Os radares estão disponíveis no site www.digitalinsurance.lat ou no LinkedIn (siga a Digital Insurance LatAm) e o ecossistema insurtech pode ser encontrado no canal da Digital Insurance LatAm no YouTube. “Aproveito para convidar todas as insurtechs a enviarem seus materiais para , e todos os executivos do setor para descobrirem gratuitamente este ecossistema de seguro empresarial. Estamos à disposição do setor para fazer um estudo ad-hoc e permitir ligações, já que temos todo o material detalhado ”, finaliza.


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