Brasil,

Inteligência de Negócios, ou BI, é o divisor de águas em empresas que buscam competitividade no mercado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaíne Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcelo Bernartt, Solução Condomínios Marcelo Bernartt, Solução Condomínios

Entenda como o BI foi fundamental na mudança de patamar da Solução Condomínios, empresa presta serviço de cobranças para condomínios.

O papel e a transformação que a tecnologia desempenha no sucesso de um determinado negócio ou serviço é cada vez mais fundamental. Com o avanço de técnicas de machine learning, big data, data mining e inteligência artificial, a Inteligência Empresarial (ou BI, do inglês business intelligence) é fator preponderante para o crescimento e diferenciação de empresas em um mundo cada vez mais conectado.

Alguns ramos tradicionais estão se atentando para esta nova tendência. O setor de cobranças e recuperação judicial, por exemplo, é um desses ramos onde o BI tem feito toda a diferença na hora de administrar o negócio, criar soluções mais efetivas e solucionar gaps que o trabalho manual não daria conta.

É o caso da Solução Condomínios. Criada em 2002 com o objetivo de prestar serviços de cobrança para condomínios, com foco na gestão de inadimplência, a empresa sempre teve como missão fornecer soluções customizadas que ajudassem os condomínios à manter sua saúde financeira.

Marcelo Bernartt, sócio-proprietário da Solução Condomínios, explica que alta inadimplência é um problema constante nos condomínios:

“Imagine um condomínio com 100 apartamentos e que 10 moradores não paguem a taxa de condomínio. Isso destrói a saúde financeira desse lugar, que tem que arcar com muitos gastos fixos recorrentes como contas, salário de funcionário e manutenção”, afirma Bernartt.

Marcelo Bernartt, sócio-proprietário da Solução Condomínios

Assim, a Solução Condomínios oferece, dentro de seu pacote de serviços a cobrança com o adiantamento da receita ou cobrança garantida, esse serviço envolve adiantar 100% do valor a ser cobrado e terceirizar por completo todo o processo de cobrança inclusive os custos jurídicos que tanta causam dor de cabeça nos condomínios.

Porém, com o crescimento da carteira de clientes, a empresa se viu frente à necessidade de inovação. Para poder operar em maior escala, era necessário automatizar muitas das operações e centralizar as informações de maneira a tornar mais assertivo o tipo de solução oferecida para o cliente.

Em 2014, veio a grande guinada. Ao realizar uma grande reestruturação, a Solução Condomínios encontrou a solução ideal para seus gargalos. Era necessário investir em BI e a resposta veio com a parceria firmada com a empresa Ausland e o software de B.I. QLik Sense: uma ferramenta analítica extremamente intuitiva.

A Ausland atua no mercado de software desde 1989 e foi a primeira fabricante da América Latina a obter certificação ISO 9001, em 1996. Com o know-how de mais de 30 de mercado, é uma das parceiras da Qlik mais antigas do Brasil e atualmente implanta, capacita e desenvolve cenários Qlik Sense com alto diferencial de mercado.

"A plataforma de análise de dados Qlik Sense é extremamente intuitiva e permite criar visualizações, explorar dados profundamente e observar conexões entre as informações de modo instantâneo e poucos cliques. A Inteligência e tecnologia por trás do Qlik Sense faz com que uma grande quantidade de dados sejam analisados a partir de dashboards simples e intuitivos, e assim seja possível avaliar quais são os melhores caminhos a serem tomados", explica Anderson Wenningkamp, Coordenador Comercial da Ausland.

Era exatamente a ferramenta que a Soluções Condomínios precisava. Com o Qlik Sense, as velhas “planilhas do Excel” foram deixadas de lados e com procedimentos de big data, data mining, aliados com a facilidade no uso do software, a empresa pôde escalar os seus negócios e aumentar consideravelmente sua carteira de clientes:

“Hoje em dia nosso maior diferencial é trabalhar as informações a partir dos números, e assim construir a melhor a estratégia baseada em dados, e não em um puro e arcaico “achismo”, como muitos concorrentes fazem”, ressalta Marcelo Bernartt, que complementa que com a análise, é possível entender a fundo a necessidade particular de cada condomínio, precificar os clientes com base na realidade de cada um e tomar as decisões a partir de indicadores reais e não na famosa "média de mercado".

A Assepro-PR, entidade sem fins lucrativos que representa as empresas de tecnologia do Estado do Paraná, é parte fundamental no árduo trabalho de articulação entre empresas de tecnologia e o mercado. Com centenas de associados, como a Ausland, a entidade sabe o quão importante é trazer a inovação para os diferentes setores da economia:

“Um dos nosso papéis fundamentais é fazer esse meio de campo entre as empresas. Isso faz com que nosso associado possa ter um mercado aberto a sua frente ao mesmo tempo que permite aos empresários conhecerem cada vez mais soluções tecnológicas que revolucionem seus serviços” diz Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar