Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pandemia e crise: a importância de estender a mão a empreendedores vizinhos

pixabay pixabay

Vale lembrar que esses empreendedores são os mais vulneráveis a crises e turbulências em geral

A necessidade de se adotar a quarentena, e o consequente fechamento temporário de muitos negócios para combater a pandemia do novo coronavírus, ressaltou de forma impactante a importância de estender as mãos a empreendedores vizinhos. Esse movimento pode manter a economia local em atividade, ainda que parcialmente, e contribuir decisivamente para que muitos pequenos negócios possam atravessar este momento difícil, preservando postos de trabalho.

Vale lembrar que esses empreendedores são os mais vulneráveis a crises e turbulências em geral. Mas agora o cenário é ainda pior, por conta de uma grande parada em muitos setores da economia e todas as consequências que isso acarreta, como mais desemprego e redução do poder aquisitivo. Adquirir serviços, produtos e matérias-primas de negociantes vizinhos é, então, vital para a sobrevivência de muitos deles e a manutenção da economia local em atividade.

Para entrar nesse movimento, deve-se pensar que tipo de atuação conjunta pode realizar com esses vizinhos. Além de comprar suprimentos, produtos e serviços deles, é interessante avaliar se é possível fazer alguma parceria. Por exemplo, a venda de um combo com produtos complementares juntando com do empreendedor das redondezas. Ou aliar a compra de um almoço específico do restaurante a uma sobremesa da chocolataria, doçaria ou sorveteria próxima. Ou mesmo comprar máscaras da artesã do bairro, que viu nessa atividade uma maneira de subsistência, e distribuir para funcionários que eventualmente continuem trabalhando.

As possibilidades são muitas. E quanto mais negócios aderirem, maior é a chance de manter a roda em funcionamento, movimentando a cadeia de consumo. Há ganhos para todos. No caso de comprar suprimentos de fornecedores da região, há redução de custos de logística e armazenamento. Como o vendedor está próximo, não há necessidade de adquirir muitos itens de uma vez para diminuir o número de fretes e despesas envolvidas. E isso também implica reduzir o armazenamento.

Adotar ações desse tipo também pode causar uma boa impressão no cliente final, que reconhece o esforço para manter a economia local em funcionamento. E os laços entre os empreendedores poderão se manter mesmo após o fim da quarentena, já que as vantagens do modelo de atuação estarão evidentes.

Este é o momento de pensar em novas possibilidades de atuação, e as parcerias são grandes aliadas durante a crise.

*Clóvis Souza, é fundador da Giuliana Flores, uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, que conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B. .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS