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Para empreendedores: como criar uma comunicação eficaz e se conectar com os consumidores

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Comerciantes que conhecem o seu público podem criar uma comunicação estratégica e aumentar o número de vendas

O feedback é a maneira que as empresas podem entender o que o público deseja e como gerar melhores resultados

Para ter um negócio de sucesso é fundamental conhecer os consumidores e oferecer soluções que atendam suas necessidades. Uma pesquisa do Opinion Box sobre o atual cenário de consumo digital, aponta que as decisões de compra estão cada vez mais centralizadas nos finais de semana, por exemplo. Quando marcas e empresas entendem para quem elas estão trabalhando, passam a desenvolver melhores estratégias, personalizam o atendimento e conseguem aumentar as vendas criando anúncios eficazes.

No contexto atual, anunciar pela internet é uma ótima escolha. Uma opção fácil é segura é o Sicredi Conecta – um aplicativo criado pelo Sicredi, que funciona como uma vitrine virtual para seus associados anunciarem produtos e serviços de forma gratuita.

Quem não sabe por onde começar, pode conferir algumas dicas para melhorar a comunicação com os clientes:

1 – Entender a empresa

Antes de voltar a atenção para o público-alvo, os empreendedores precisam entender cada detalhe da sua empresa. Isso quer dizer que é fundamental saber qual é o objetivo do negócio, os diferenciais que o produto e/ou serviço oferece e quais os seus benefícios para os consumidores.

2 – Fazer pesquisas

Ao pesquisar o mercado de atuação, é possível enxergar as opções que o público-alvo já teve acesso. Dessa forma, empreendedores devem analisar como a concorrência trabalha, conhecendo a forma de atendimento e quais canais de comunicação eles utilizam. Para os donos de negócios, um bom exercício é observar o mercado não apenas como empresa, mas também se colocando no lugar do consumidor. Assim, fica mais fácil de identificar os pontos fortes e fracos da concorrência e conseguir oferecer novidades, para se diferenciar.

3 – Construir personas

Após entender o objetivo de atuação da empresa e realizar pesquisas de concorrência no mercado, é possível mapear os principais perfis de consumidores deste negócio. Para isso, um exercício frequentemente utilizado é a elaboração de personas. Uma persona representa um cliente fictício com características bem específicas de pessoas reais, como, por exemplo, idade, estado civil, profissão, hábitos, interesses, etc. Com essas definições é possível ter uma imagem mais concreta de quem é o público da empresa. Assim, fica mais fácil comunicar-se de forma assertiva e atender as reais necessidades de cada cliente.

4 – Acertar na comunicação

Depois do entendimento sobre o público-alvo, é preciso definir estratégias e ações para criar anúncios que gerem impacto. Por isso, comerciantes devem fazer ofertas interessantes para suprir as necessidades do cliente, porém jamais deixar que ele fique esperando por uma resposta. Quando um cliente entra em contato com a empresa, para falar sobre alguma dúvida a respeito de um produto ou serviço oferecido, por exemplo, é importante que ele seja respondido de forma ágil e educada.

5 – Ouvir opiniões

Escutar as percepções e opiniões dos clientes é uma das melhores maneiras de uma empresa entender o que o seu público deseja e como gerar melhores resultados. É nesse momento em que o cliente demonstra o nível de satisfação com o que o foi oferecido. Os formulários online são uma ótima opção para coletar essas percepções.

O Google, por exemplo, permite criar um número ilimitado e formulários, sem qualquer custo. Por isso, é essencial fazer perguntas que possibilitem que o consumidor detalhe a sua experiência da compra. Outra dica importante é não esquecer de pedir sugestões e agradecer pela preferência.

Empreendedores podem aplicar essas dicas no Sicredi Conecta para melhorar a comunicação e aumentar o seu número de vendas.


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