Brasil,

Percepção de risco: pedestre

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Observatório Nacional de Segurança Viária
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Quais são os riscos de sairmos a pé de casa para qualquer atividade? Você sabe?

A princípio, nenhum risco. Porém, são os pedestres as principais vítimas do trânsito em muitos Estados do país. Ou seja, morre muito mais quem está a pé do que quem está de carro, de moto ou de bicicleta.

Andar a pé requer cuidado, atenção e principalmente, obediência as regras. É claro que, quem está numa cidade pequenininha terá atenção diferente de quem está numa cidade com mais veículos e pessoas. Mas, será que, mesmo nas pequenas cidades, podemos descuidar e nos distrair enquanto estamos caminhando? A resposta é: não!!

Assim como há regras para quem está em um veículo, você que vai a pé, também precisa cumprir o que diz a sinalização para não se colocar em risco. Mas, você sabe quais são os riscos? O principal deles é, ao andar na rua, escolha a calçada ou, se não houver calçada, ande na lateral da rua.
Ao atravessar a rua, pare, olhe para os dois lados e procure uma faixa de pedestres. Mesmo que a mão de direção seja só em um sentido, olhe sempre para os dois lados. Muitos acidentes com bicicletas, acontecem porque a bike vem na contramão da direção e o pedestre só olhou para o lado onde vinham os carros.

Caso não tenha uma faixa de pedestre por perto, nunca atravesse uma rua próximo à esquina. O veículo que fizer a conversão, não terá tempo de frear, caso você esteja no meio da rua. Ele pode não lhe ver a tempo de parar o carro.

Outra dica importante é: nunca atravesse a rua saindo de trás de árvores, caçambas, carros estacionados, postes ou qualquer outro objeto grande que possa esconder você. Lembre-se, no trânsito precisamos ver e ser visto. E quando houver um semáforo, espere ficar vermelho para os carros e só depois que o primeiro veículo parar, você começa sua travessia segura.

Não se distraia. O ideal é que você não use o celular enquanto estiver caminhando. Celular é inimigo do trânsito e não é só para quem está dirigindo não! É para quem está pedalando ou caminhando. A distração é a maneira mais fácil de você se envolver em um acidente.

Agora, se você caminha a noite, procure estar com roupas claras. É preciso que todos lhe vejam, esteja você de moto, em um carro ou num veículo grande como ônibus e caminhão. Se você seguir as regras, não se distrair, ver e se fazer visto é bem provável que você nunca se envolva em um acidente. No trânsito, perceba o risco. Proteja a vida!

SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguro e de Capitalização de Santa Catarina, é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar