Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A nova realidade nos modelos operacionais de trabalho

A nova realidade nos modelos operacionais de trabalho

Por Murilo Macedo, Diretor Administrativo Financeiro da Prodesp

Muitas mudanças que já estavam em andamento nas relações sociais e de trabalho começam rapidamente a mostrar sinais de consolidação em meio à crise do covid-19.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que o home office poderá alcançar 22,7% das ocupações existentes no país, o que corresponde a mais de 20 milhões de pessoas. Os pesquisadores catalogaram 434 tipos de ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro e concluíram que 25% dessas atividades poderiam ser realizadas remotamente.

Ainda que o desejo seja retomar o padrão pré-pandemia, muitas empresas, dos mais diversos setores, dinamizaram processos com inovadores formatos de trabalho. E que muito provavelmente se tornarão permanentes. Gigantes do setor de tecnologia como Google, Facebook, Twitter já anunciaram que adotarão o home office até 2021.

A Prodesp, empresa de Tecnologia do Estado, implementou o home office ao anúncio da quarentena. Sem qualquer prejuízo à eficiência, velocidade e segurança, 94,1% dos funcionários e 84,7% dos terceiros executam suas atividades de suas casas, mantidos presencialmente apenas os colaboradores, indispensáveis para a operação dos servidores que atendem uma infinidade de serviços oferecidos pela companhia – muitos deles vitais para o funcionamento do governo estadual.

Como todo processo de mudança, a nova realidade exigiu novos hábitos, adaptações, disciplina. Mas sem dúvida, além de garantir maior segurança à vida do funcionário e de seus familiares, hoje nota-se que esta nova metodologia de trabalho veio para ficar.

Por meio da plataforma Teams, a solução tecnológica da Companhia para o teletrabalho, foram trocadas mais de 4,7 milhões de mensagens, entre voz, texto e videoconferência. E em pesquisa preliminar aplicada junto aos funcionários, mais da metade deles veem o home office positivamente. As reuniões se tornaram mais produtivas e a interação entre as áreas se intensificaram, alcançando melhores resultados tanto na produtividade quanto na otimização de recursos.

Abarcando um conceito mais amplo, arrisco a dizer, sem nenhum exagero, que as mentes corporativas estão atravessando um momento de transição, para uma era de relações jamais vista, seja na forma de proposição de soluções à gestão pública ou ao mundo corporativo. E isso é reforçado pela grande parte da força de trabalho que já migrou para o formato de trabalho a distância.

O chamado teletrabalho, antes específico para um pequeno número de atividades, emite fortes sinais de que veio para quebrar paradigmas. Com a tão falada transformação digital se tornando uma realidade com o home office, estão postas inúmeras oportunidades para aproveitar esta nova forma de trabalho.

Em seus 50 anos de existência, a Prodesp tem perseguido insistentemente modelos inovadores, cumprindo a tarefa diária de implementar a transformação digital no Estado, através de novas soluções voltadas à desburocratização, agilidade, transparência e eficiência.

O futuro é hoje, e a hora é agora. Estamos prontos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::