Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

6 dicas para empresários que buscam formação para melhorar seus negócios

pixabay pixabay

Muitos empreendedores provavelmente conhecem dias assim: perder o sono pensando em coisas da empresa, passar a manhã correndo atrás dos clientes ou de pendências e passar a tarde quebrando a cabeça para resolver problemas.

Ainda que essa rotina seja estafante, pelo menos se trata de uma das melhores formas para se aprender. De fato, há estudos que comprovam que a chamada "aprendizagem experiencial" faz você assimilar mais do que qualquer outro método, seja ouvindo palestras, lendo, fazendo oficinas, ou assistindo a qualquer outro tipo de "aula".

Contudo, muitos empreendedores buscam no ensino tradicional uma forma de se desenvolver. Porém, o que se percebeu através de estudos científicos é que, como o aluno tomou muitas decisões difíceis o dia todo, os estímulos dados pelas aulas tradicionais fazem menos efeito.

O motivo para isso é que a concentração está em resolver os problemas práticos do negócio. Então, o comprometimento é maior com a aula quando os exercícios simulam situações do dia a dia.

Mas existem métodos mais adequados para esse público: aulas que alavanquem a troca de experiência com outros empresários são o caminho para o desenvolvimento, porque são calcadas na experiência de cada membro do grupo, o que faz com que haja melhor assimilação do aprendizado.

Para ajudar a identificar se o curso que você está considerando atende aos requisitos que comprovadamente apoiam empreendedores em seu desenvolvimento, o Prof. Dr. Sérgio Nunes Muritiba, coordenador do curso de Pós-graduação Gestão de Negócios para Proprietários de Empresa, elencou as dicas a seguir.

1. Você vai sofrer para aprender sozinho. Ninguém aguenta tanta emoção, ainda mais quando o sucesso de seu empreendimento depende de sua performance. Quando estamos fora da sala de aula e o jogo de empreender é de verdade, arriscar gera, na melhor das hipóteses, um enorme frio na barriga e, na pior das hipóteses, consequências para seu negócio.

2. Você vai levar mais tempo aprendendo sozinho. Possivelmente vai levar mais tempo para chegar a um patamar de conhecimento que só os empresários com muitos anos de experiência conseguem atingir. Através do conhecimento formal, dá para pular algumas etapas.

3. Tenha colegas empreendedores como você. Por mais que exista teoria, vai ser muito mais palpável se colegas que passam pelos mesmos desafios que você contarem os problemas deles e como resolveram.

4. Exercícios que foquem problemas reais dos empresários. Muitos cursos usam "cases" práticos, mas que são muito distantes da realidade média das empresas brasileiras. Exemplos de outro país, de empresas muito maiores ou centenárias são menos úteis do que os casos dos seus próprios colegas, ou de empresas mais próximas ao estágio da sua

5. Professores devem ter experiência prática (de verdade) e formação em pós-graduação. Os melhores docentes para dar aula para empreendedores são aqueles que já passaram ou passam pelos mesmos desafios de gerenciar uma empresa, mas que também têm formação (afinal não adianta só ter opinião, tem que ter embasamento). Não é fácil encontrar profissionais assim, mas existem cursos dos quais um grande percentual dos professores tem esse currículo. Você pode checar com cuidado o currículo dos docentes, antes de se matricular.

6. Experiência internacional nem sempre são viáveis. MBAs internacionais podem não ser viáveis para quem tem uma empresa para tocar, alguns cursos trazem ou professores com formação internacional ou experiências práticas para ver como outras partes do mundo resolvem os perrengues que você enfrenta

GESTÃO DE NEGÓCIOS PARA PROPRIETÁRIOS DE EMPRESA

Voltado para proprietários de empresas, o curso de Especialização em Gestão de Negócios para Proprietários de Empresas da FECAP visa capacitar empresários e empreendedores a desenvolver competências que podem auxiliá-lo a gerir sua empresa e obter o desejado sucesso empresarial e pessoal. Todas as aulas e atividades do programa foram desenhadas visando à aplicação imediata em ações que promovam melhorias no curto, médio e longo prazo da empresa dos proprietários participantes, e também visando a seu crescimento pessoal.

No curso, as aulas presenciais são todas vivenciais, com uso de metodologias de aprendizagem ativa. Assim, nas aulas haverá constante troca de experiências e aprendizagem dinâmica centrada nos alunos.

Por conta do método inovador, todos os docentes do curso possuem perfil excepcional em termos de experiência profissional e/docente: são conselheiros profissionais de empresa (os responsáveis por aprovar e direcionar as principais decisões das empresas maiores, escolher e avaliar o presidente e os principais diretores); acadêmicos com reconhecida titulação e publicação científica, com vasto envolvimento e reconhecimento empresarial; ou profissionais executivos e consultores em nível estratégico, capacitados e preparados, com notável reputação e reconhecimento.

Durante o curso, os participantes também terão contato com instituições renomadas que fomentam negócios em crescimento, tais como Bolsa de Valores, Institutos, Fundos de Investidores para diversos portes de empresas.

Saiba mais sobre o curso: http://www.fecap.br/pos-graduacao/gestao-de-negocios-para-proprietarios-de-empresas1/

O COORDENADOR

Sérgio Nunes Muritiba é um atuante profissional e pesquisador em Governança Corporativa, Doutor em Administração de Empresas pela USP, com doutorado-sanduíche pela Virginia Tech University (2008). Realizou pós-doutorado na Columbia University com bolsa de pós-doc da CAPES (2012).

É sócio fundador da empresa GEPRA, que promove o desenvolvimento e produz estudos científicos e pesquisa aplicada para proprietários de empresas. Participa de Grupos de Trabalho e projetos de pesquisa aplicada com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão, antiga BM&FBovespa) e IBGC, sendo responsável inclusive por organização de livros nestas instituições.

Foi professor de diversos cursos de graduação e dos programas de mestrado e doutorado em Administração da Uninove (2009-2012) e dos programas de Mestrado em Administração e Mestrado Profissional em Governança Corporativa da FMU (2013-2015), nos quais orientou trabalhos de mestrado e doutorado.

É editor-chefe da Revista de Governança Corporativa (www.rgc.org.br). Foi palestrante convidado da NACD Board Leadership Summit em Washington DC (2012).

Seus projetos de pesquisa receberam apoio de instituições de fomento como CNPq (2001), Capes (2003-2005, e também em 2012) e FAPESP (2005-2009).

Teve artigos premiados em conferências como Best paper do ENANPAD e AIB-LAT, e recebeu em duas ocasiões o Prêmio IBGC Acadêmico. Publicou diversos artigos em periódicos indexados nacionais e internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, estratégia e estratégia de gestão de pessoas.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::