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Oportunidades de venda em meio à dificuldade

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O consumidor tem se mostrado disposto a comprar mesmo em tempos de crise. A necessidade de aquisição continua acesa. As marcas têm cada vez mais trabalhado seu branding para alcançar seus clientes.

Empresas que investem e inovam em branding ganham holofotes em meio às dificuldades geradas pela pandemia.

O consumidor tem se mostrado disposto a comprar mesmo em tempos de crise. A necessidade de aquisição continua acesa. As marcas têm cada vez mais trabalhado seu branding para alcançar seus clientes.

Pesquisas realizadas pelo Instituto de pesquisas & Data Analytics Chroma Insights apontam a importância do trabalho de branding das marcas em meio à pandemia. Foram efetuadas 9080 pesquisas, online, entre as datas de 15/02/2020 a 29/04/2020 com perguntas simples que procuravam saber quais as marcas eram lembradas positivamente pelo consumidor em meio à crise do novo Coronavírus.

Marcas como Itaú, Ambev, Magalu e Santander foram extremamente bem. Coberturas jornalísticas também foram lembradas, deixando as redes de televisão Globo, SBT e Bandeirantes em 15º, 66º e 82º, respectivamente.

Entretanto, a crise do novo Coronavírus leva a um novo patamar em relação às compras e vendas. Muitos consumidores não possuem o mesmo poder de compra, e as necessidades estão vindo das vontades.

Marcas precisam se renovar a cada momento para atender esta nova demanda.

Segundo David Fiss, diretor de serviços ao cliente & novos negócios da empresa Kantar, instituição britânica de dados e pesquisas, “Marcas que se reinventaram, mostraram versatilidade e investiram em comunicação, cresceram. O consumidor freou ou parou o consumo fora do lar e essas escolhas ocorrem agora dentro de casa. Esse movimento faz com que marcas que são fortes dentro do lar ganhem espaço frente a outras que o consumidor só via externamente, por exemplo.”

O Kantar Brand Footprint mostra estudos de marcas ao redor de todo o globo, entre os meses de Janeiro a Abril houve um aumento de 66% na relevância de marcas que fizeram um trabalho de branding focado no online. Os números da pesquisa da Kantar ligam-se diretamente com o ranking de empresas mais lembradas em meio à pandemia.

O estudo também foi a base para diversas empresas brasileiras adotarem o rebranding durante os tempos de pandemia. Um exemplo é a empresa DaazCavernas, que tem como missão ajudar as pessoas a economizar em suas compras online, por meio de distribuição de descontos e cupons, que ao decorrer da quarentena vem inovando e investindo em sua marca, pensando no aumento de 61% no volume de compras online durante o mesmo período.


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