Brasil,

Quer tirar suas ideias do papel em cinco dias?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marlise Groth Mem
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito Imagem: Pixabay/Divulgação Crédito Imagem: Pixabay/Divulgação

Conheça o Design Sprint, metodologia de trabalho que torna isso possível

Sabe aquela ideia ou projeto que você deseja fazer, mas não sabe se vale arriscar? Será que continua a investir tempo e dinheiro para depois ver o resultado?

Foi justamente para esclarecer essas dúvidas que surgiu o Design Sprint, uma técnica que permite testar projetos de empresas ou serviços relacionados às carreiras individuais em apenas cinco dias, partindo de uma ideia e chegando a uma avaliação prática.

O nome Sprint remete a um tipo de competição de atletismo em que a corrida tem curta duração e alta intensidade. A analogia dessa ferramenta é a mesma: uma equipe multidisciplinar se reúne por pouco tempo, dividem conhecimentos, focam nos trabalhos conjuntos e no quinto dia dos encontros fazem a análise de viabilidade de um projeto.

Onde surgiu o Design Sprint?

A metodologia foi desenvolvida em 2010 pela GV – braço de investimentos de capital de risco ligado à Google – e disseminada mundialmente após a publicação do livro Sprint (2016), escrito por Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz.

“Ela é composta por uma sequência de atividades que tem como objetivo entender o desafio proposto, construir uma ideia, fazer testes reais, medir a eficácia das avaliações, os resultados obtidos e aprender com os feedbacks coletados”, explica o especialista em tecnologia da informação Carlos Eduardo Colenetz – diretor da X-Bits, empresa especializada em desenvolvimento de software web e aplicativos.

Colenetz também é o responsável pelo canal do Instagram @Jeitotech, que procura falar sobre tecnologia da informação e ferramentas que auxiliam o dia-a-dia – de modo simples e objetivo – a fim de ajudar quem busca referências sobre o tema.

Quem participa do Design Sprint?

Para o desenvolvimento assertivo, Colenetz explica que o ideal é agrupar um time de profissionais distintos, que tenham habilidades variadas e em diferentes áreas. Veja o exemplo:

Decisor: Líder da empresa ou alguém que conhece a fundo o problema a ser atacado
Finanças: Quem entende dos custos e das implicações financeiras do projeto
Marketing: Quem saiba mostrar o produto ou serviço ao cliente
Relacionamento: Quem conheça seus clientes e entenda seus desejos com profundidade
Logística: Quem entende as etapas para que o produto ou serviço chegue às mãos do cliente
Facilitador: Quem entende de projetos, mantenha as ações no prazo e tome decisões com agilidade
Questionador: Quem tenha uma visão contrária à do time, faça muitas perguntas e traga novas perspectivas

A soma desses conhecimentos é que vai permitir o desenvolvimento da ideia, no prazo de cinco dias.

Quais são as vantagens do Design Sprint?

A maratona de cinco dias do Design Sprint é uma maneira de fugir da procrastinação e de evitar que uma ideia fique parada só no papel ou na imaginação.

Como é de se imaginar, o processo exige total atenção e dedicação dos participantes. Mas por ser um processo que valoriza o coletivo acima do individualismo, também acaba reforçando o trabalho em equipe.

“Essa ferramenta de trabalho pode ser usada não só por empresas, mas por qualquer um que tenha pressa em testar ideias e colocá-las em prática. De uns anos para cá, muitas companhias a utilizam para se diferenciar em seus produtos e serviços”, destaca Colenetz.

Quando usar o Design Sprint?

A metodologia pode ser usada nas seguintes situações:

• Para testar ideias rapidamente
• Quando múltiplos projetos estão acontecendo
• Quando prazos de entrega estão ameaçados
• Quando um volume enorme de tarefas estão se acumulando
• Quando há limite de recursos físicos e humanos

“Essa forma de atuar é uma excelente maneira de tirar do papel aqueles projetos que dão frio na barriga de qualquer gestor. E o melhor: com economia de tempo e dinheiro”, finaliza o especialista em tecnologia da informação, Carlos Colenetz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar