Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Antes da empresa, hoje a obrigação da gestão de carreira é do funcionário

Antes da empresa, hoje a obrigação da gestão de carreira é do funcionário

FECAP oferece curso on-line gratuito "Autogestão de Carreira" para preparar profissionais

Antigamente, a gestão de carreira era feita pelas empresas, que ofereciam planos de cargos e salários aos seus funcionários. Atualmente, cabe ao próprio indivíduo gerir sua carreira, considerando as exigências do mercado e suas próprias motivações e propósitos. A afirmação é do criador do curso on-line gratuito "Autogestão de Carreira" da FECAP, Augusto Dutra Galery.

Ainda segundo o especialista, uma "carreira de sucesso" é algo bastante subjetivo. "Uma carreira de sucesso está sempre em construção, não é algo parado. E precisa considerar diversos fatores, que vão desde a luta por seus ideais e valores até o seu próprio sustento. Acho que podemos definir uma carreira de sucesso como o movimento de equilíbrio entre o individual e o social, e entre o presente e o futuro", opina.

AUTOCONHECIMENTO

Na autogestão de carreira de sucesso, o autoconhecimento é um dos pontos essenciais, mas também é importante saber ler o mercado para buscar competências essenciais e diferenciais. Além disso, é necessário saber colocar planos em prática e se desenvolver continuamente.

Para Galery, o principal erro que as pessoas cometem é ter uma atitude passiva frente à própria carreira. "Isso dificulta a empregabilidade e leva à desmotivação e frustração do indivíduo. Ao mesmo tempo, se você considera que não precisa de nenhuma mudança, também terá problemas", diz.

Neste sentido, os processos de recrutamento e seleção hoje buscam analisar diversos fatores, que vão desde o conhecimento formal e experiência prévias até a inteligência emocional, a motivação e os valores dos candidatos.

"O mundo anda complexo... Como os RHs avaliam diversas competências, já não se pode mais deixar de investir em uma coisa para investir em outra. Na pós-graduação da FECAP, por exemplo, independentemente do curso, os profissionais terão que desenvolver suas competências técnicas e aprender soft skills como parte da preparação para o mercado. Tudo caminha junto".

COLABORADOR X EMPRESA

Como toda relação, as duas partes têm que estar envolvidas no desenvolvimento dos planos de carreira. "Mais uma vez, o que acontece aqui é uma relação. Uma pessoa que coloca seu desenvolvimento nas mãos da empresa vira um refém. A empresa, por seu lado, perde rapidamente diferenciais de seus colaboradores se tentar controlar demais suas carreiras. Assim, os dois precisam criar um relacionamento motivacional e de crescimento contínuo. Eu aconselho um diálogo próximo: que as empresas compreendam os potenciais das pessoas e as ajudem a se desenvolver, pois também estarão desenvolvendo organizacionalmente essas competências", aconselha Galery.

CONSIDERE A VIDA PESSOAL

Uma gestão de carreira deve estar alinhada a um plano de vida na esfera pessoal. "Isso é essencial. Mas aqui não estamos falando de só fazer aquilo que dá prazer. É também preciso considerar seus desafios motivadores e seus propósitos de vida. Idealmente, é preciso chegar a um equilíbrio entre o agora (o que se gosta e se precisa atualmente) e o futuro (onde queremos chegar e como podemos contribuir para um mundo melhor)", finaliza.

CURSO GRATUITO

A FECAP oferece gratuitamente o curso "Autogestão de Carreira", para preparar estudantes e profissionais que desejam aperfeiçoar suas habilidades comunicacionais e colaborativas, construindo relacionamentos saudáveis e produtivos, além de parcerias de confiança.

O curso tem duração de 6 horas/aula e oferece certificado de conclusão, se o aluno obter aproveitamento mínimo na avaliação. Para se inscrever, basta acessar o site: http://www.fecap.br/curta-duracao/autogestao-de-carreira-1/.

O PROFESSOR

Augusto Dutra Galery possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2005) e Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente, é pós-doutorando em Psicologia Social pela USP.

É professor assistente da FECAP e professor convidado do curso de Mestrado profissional da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/ Fundação Getúlio Vargas. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas no Centro Universitário FECAP, onde também é gestor do centro de acolhimento e permanência FECAP+.

Foi coordenador por cinco anos do Centro de Estudos DIVERSA, do Instituto Rodrigo Mendes. Tem experiência na área de Inclusão Social e Psicologia social, do trabalho e organizacional, em especial nos campos da psicossociologia.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS