Brasil,

O que esperar do mercado varejista pós-pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O que esperar do mercado varejista pós-pandemia

Por ter sido tão impactado com a pandemia do novo coronavírus, o varejo teve que se reinventar para continuar presente no mercado. As profundas mudanças percebidas no comportamento do consumidor se mostram necessárias também no lado do empreendedor.

O varejo tem sido um dos setores mais afetados da economia desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, no qual pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos, segundo levantamento do SEBRAE.

Diante desse inevitável cenário, os profissionais foram obrigados a se reinventar e a buscar novas formas de vender seus produtos e serviços. Com isso, o e-commerce ganhou força, as lojas virtuais dispararam e as redes sociais mostraram que são mais do que apenas plataformas de fotos e vídeos.

Os modelos de negócios já existentes estão sendo formatados para atender às novas demandas de mercado, cujo propósito é acompanhar a mudança de comportamento dos consumidores, de forma geral. Esses usuários têm estado cada vez mais conectados, engajados e exigentes com a experiência diferenciada de compra que desejam ter.

Seguindo o raciocínio da transformação do comportamento do consumidor e do que esperam daqui para frente, alguns fatores tem se mostrado mais evidentes, como por exemplo, o hábito de consumir marcas que tem responsabilidade ambiental, que são mais “humanas”, que seguem a essência dos valores, missão e visão apresentadas e que valorizam o consumo crítico e colaborativo.

Pelo lado do mercado varejista, já é possível perceber uma maior preocupação com o consumidor e à forma como ele enxerga determinada marca. Sendo assim, vê-se a oportunidade de entregar valor através do surgimento de plataformas virtuais e automatização de serviços que visam melhorar, personalizar e agilizar a experiência dos clientes. Além disso, as estratégias de marketing são importantes investimentos para delinear modelos de negócios, reforçar e reposicionar uma marca na mente das pessoas, criando assim, um relacionamento duradouro entre marca e cliente.

O que será do varejo após a crise do novo coronavírus ainda é incerto, mas mudanças profundas serão necessárias para que tudo se estabilize de maneira saudável, e o grande aliado dessa transformação será a tecnologia. Milhares de micro e pequenos empreendedores estão se reinventando como alternativa para se manterem presentes no mercado.

Com a baixa circulação de pessoas pelas ruas e lojas físicas, a estratégia omnichannel tem se mostrado promissora, diminuindo gradativamente a distância entre o online e o offline. Com o fechamento das lojas físicas de serviços não essenciais, foi necessário se aventurar no mundo digital, principalmente em lojas virtuais, redes sociais e aplicativos de vendas como opção para expor e vender produtos e serviços. E claro, sempre através da utilização do e-commerce, ou seja, de pagamentos digitais.

O serviço de delivery, por exemplo, aumentou em 59% com o isolamento social, e muitas empresas que antes não cogitava esse modelo, tiveram que investir nisso para obter algum faturamento.

O futuro do varejo será baseado em inovações tecnológicas e comportamentais. A tecnologia não é mais um complemento facilitador, é uma necessidade de mercado.

Essa crise atual serviu para identificar que é preciso renovar, reinventar e criar diferentes cenários, a fim de suprir as novas necessidades que já surgiram e ainda virão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar