Brasil,

Cresce o número de novos empreendedores em meio à crise de covid

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rose Leoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Dados do Portal do Empreendedor e Receita Federal revelam maior independência dos brasileiros no mercado de trabalho

A projeção de queda do PIB brasileiro em mais de 6%, o aumento do desemprego no país e a recessão global são algumas das implicações da pandemia do novo coronavírus. Em meio a esse cenário, no entanto, existe um segmento que vem se destacando nos últimos meses: o Microempreendedor Individual (MEI).

Dados do Portal do Empreendedor apontam que o mês de abril representou um marco no cadastro de MEIs e que, com o passar dos meses, esse número continuou a crescer.

Em 23 de maio, por exemplo, o país contava com 10.125.603 empreendedores registrados. No último cálculo, entretanto, realizado em 11 de julho, esse total havia chegado a 10.380.080.

O avanço no segmento também foi registrado pela Receita Federal. Conforme informou o órgão, a média diária de vendas com nota fiscal eletrônica (NFe) - vendas entre empresas de médio e grande porte, bem como as vendas não presenciais de empresas para pessoas físicas - cresceu 10,3% em junho, o que representa R$ 23,9 bilhões. O resultado é 15,6% maior que o mês de maio e 10,3% superior ao de junho de 2019.

Para o advogado Alexandre Brandão Bastos Freire, sócio do escritório Bastos Freire Advogados e MBA em Direito Empresarial, os números do Portal do Empreendedor e da Receita Federal revelam que os brasileiros estão, finalmente, alcançando sua independência no mercado de trabalho.

“Essas pessoas são os novos empreendedores. Eles não precisam cumprir número de horas diárias preestabelecidas, bater ponto para provar que estão trabalhando e muito menos se submeterem à burocracias e obstáculos que priorizam detalhes inconsistentes que, embora fizessem sentido nas relações de trabalho de alguns anos atrás, hoje estão ultrapassados”, afirma.

Outro motivo que impulsionou o aquecimento foi a recuperação de setores como comércio eletrônico e de materiais de construção. “A retomada das obras de infraestrutura e construção civil foi responsável pelo registro de alta nos índices de confiança do comércio e da construção, que, somente em junho, recuperaram parte das perdas de março e abril”, explica Alexandre Freire.

Freire ressalta, contudo, que alguns cuidados devem ser tomados pelas pessoas que se enveredaram pelo próprio negócio. Entre eles, a obrigatoriedade de estar em dia com o pagamento de pequenos tributos obrigatórios.

“Quando a pessoa parte para o ramo empreendedor, um mundo novo até então desconhecido se descortina em sua frente. Siglas como IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ICMS, IPI e ISS passam a fazer parte do seu dia a dia e precisam ser examinadas com bastante cautela. São inúmeros os casos de pessoas que caem na malha fina por não conhecerem os impostos obrigatórios”, ressalta Alexandre Brandão Bastos Freire.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar