Brasil,

Conciliação na era do coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tânia Brunelli de Oliveira / Enviado por Eduardo Sehnem Ferro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Uma coisa é certa, essa pandemia veio para mudar diversos conceitos e o direito, principalmente o direito das famílias, não ficará isento dessas mudanças.

Desde que iniciamos o confinamento, várias dúvidas surgiram em virtude desta nova modalidade de viver que todos nós estamos enfrentando, principalmente em relação aos direitos inerentes ao direito das famílias, tais como a guarda compartilhada, o direito de visitas, o pagamento das pensões entre inúmeros outros casos que foram surgindo com o passar do isolamento.

Com toda certeza tem sido tempos difíceis para todos, porém temos que levar em consideração neste momento que o objetivo primordial deve ser em tentar reduzir e ou minimizar os danos causados pelo imprescindível afastamento social.

Acontece que muitas vezes às partes sozinhas não conseguem chegar a um acordo e é neste momento que nós operadores do direito temos um papel fundamental na solução do litígio.

Principalmente na fase em que estamos vivendo, acredito que é fundamental a empatia e o bom senso, onde as partes, representadas por seus procuradores de confiança, devem unir forças em enfrentamento das dificuldades que estamos vivenciando, sendo assim a meu ver é evidente que o momento nos pede mais que nunca que seja realizada a conciliação!

Inclusive este é o espirito do CPC que haja a resolução de conflitos por meio da conciliação dando as partes o poder de decisão. Inclusive, temos agora a obrigatoriedade na audiência de conciliação, oportunizando as partes que solucionem o litigio antes da instrução processual (art. 334 do CPC).

Apesar de estarmos enfrentando uma situação atípica, devemos tirar a lição que isso nos traz, ou seja, que os conflitos apesar de existirem não têm sua solução somente no judiciário, devendo ser priorizado os meios colaborativos, sendo que a conciliação nos convida ao diálogo, a pensar mais na resolução do conflito como uma alternativa e opção entre todos os envolvidos trazendo inúmeras vantagens para todos.

Tânia Brunelli de Oliveira, advogada OAB/SC 30.414, colaboradora do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar