Não utilizar ferramentas digitais para alavancar as vendas é um erro que deixa muito dinheiro na mesa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino

pixabay pixabay

Não há como negar que o digital veio pra ficar e que as ferramentas digitais disponíveis atualmente ajudam a alavancar vendas.

Vender é a maior necessidade de qualquer empresa ou profissional de vendas. Sem vendas não há negócio que se sustente. Desde pequenos até grandes empresários de sucesso, como Flávio Augusto, Caito Maia, Geraldo Rufino, etc., defendem que vendas é a parte mais importante da empresa, o combustível de qualquer negócio. Não é à toa que eles têm tanto sucesso. Mas, além de vender, os profissionais de vendas precisam entender o seguinte: quem não acompanha as mudanças e a evolução dos processos de vendas, pode começar a pensar em abandonar a profissão.

O aprendizado e o uso constante da tecnologia nos processos de vendas é essencial para o crescimento na carreira de vendedor como também para o crescimento da empresa que ele representa. Utilizar tecnologias e ferramentas digitais reduz os custos de vendas. Além disso, pode elevar as vendas a um crescimento exponencial e contínuo, sem perder a essência e qualidade do bom atendimento e relacionamento com os clientes. Assim, quem não estiver usando as ferramentas digitais corretas para alavancar as vendas do seu negócio, com certeza, está deixando muito dinheiro na mesa e facilitando a vida para os seus concorrentes.

Atualmente, são evidentes os elevados custos e as dificuldades para o representante comercial fazer o atendimento presencial aos clientes. Seja um profissional de vendas autônomo ou dono de uma empresa, é inegável que os custos de vendas hoje, estão cada vez mais altos. Há diversos custos envolvidos no deslocamento para atendimento presencial aos clientes: combustível, pedágio, estacionamento, alimentação, hospedagem, etc..Estes custos, muitas vezes, nem são cobertos com a venda, pois nada garante o volume que o cliente irá comprar. Com a utilização de um processo digital de atendimento e vendas, os custos despencam, pois as ferramentas são muito baratas e o retorno sobre o investimento é enorme.

Essas ferramentas auxiliam na automação de boa parte desse processo. Com a automação desses processos de comunicação e atendimento aos clientes, é possível ter uma maior abrangência de mercado, aumentando a capacidade de atender mais clientes. A eficiência na comunicação com os clientes fica maior com uma frequência automatizada de contato e faz com que todo o marketing seja consistente e mais barato. Não significa que, em nenhum momento, o atendimento presencial deve ser eliminado. Estar presente no cliente ainda é importante, mas é imprescindível que se tenha também um outro canal de vendas para seus clientes e representantes. É quase insano que, em um país com dimensões continentais, não se tenha uma plataforma de vendas online, para atender aqueles clientes mais distantes geograficamente. Em diversas situações, uma plataforma de vendas online funciona como um Representante Virtual ou como um Preposto Virtual, no caso de uma empresa de representações. Com a vantagem de estar disponível 7 dias por semana, 24 Hrs por dia, todos os dias do ano.

Uma das principais dúvidas que surge é se o cliente vai aderir e comprar através de uma plataforma online. A resposta é simples: os clientes já compram online. Muitos, inclusive, já compram online para sua própria empresa e não só como pessoa física. Não há por que duvidar que esses clientes comprariam através de uma plataforma online, do seu próprio fornecedor, que eles já têm um relacionamento e já confiam.

Em algum casos, apesar de saber da importância desse tipo de tecnologia, a busca por ferramentas online que facilite o trabalho do representante de vendas e também reduza os dos custos de vendas, levam normalmente a plataformas complexas, cheias de funcionalidades sem usabilidade que mais atrapalham do que auxiliam. O excesso de informação faz com que o cérebro simplesmente bloqueie o interesse em aprender, o que leva a desistencia da utilização. Encontrar algo simples, direto e com usabilidade eficiente é a chave para se derrubar as barreiras para a adesão a esse tipo de solução.

Com a plataforma de vendas online Pedidos Digitais, a experiência é um pouco diferente: ela ajuda os clientes a poderem consultar produtos e efetuar um pedido a qualquer hora do dia e de qualquer lugar, de forma simples e intuitiva. Um dos motivos disso é que o Pedidos Digitais é fruto da experiência de quem sempre vivenciou vendas, atendimento a clientes, administrou e gerenciou equipes de representantes de vendas em todo o Brasil. É o resultado de uma inovação tecnológica que traz resultados reais, efetivos e com baixíssimo custo, direcionado para as áreas comerciais de pequenas e médias empresas, indústrias e representantes de vendas autônomos.

Angel Cáceres é sócio-fundador da empresa Pedidos Digitais, plataforma de marketing e vendas online (site: pedidosdigitais.com.br), onde está à frente dos setores de Vendas, Estratégia e Produto. É Administrador de empresas formado pela FGV/SP, com especialização em Vendas Online e Marketing Digital B2B. Possui mais de 30 anos de experiência na área comercial de empresas nacionais e multinacionais.