Brasil,

Escola das Emoções Debate o Lado Emocional nas Relações de Trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Escola das Emoções Debate o Lado Emocional nas Relações de Trabalho

O criador da Escola das Emoções, José Pedro Vianna, participou de uma live no Instagram com a administradora, estrategista e facilitadora de processos emocionais, Natasha Franzen, na tarde de sábado, 04 de junho. Vianna e Natasha dialogaram sobre a importância das emoções nas relações profissionais. Além de ser graduado em Administração e atuar como administrador do escritório Agrifóglio Vianna Advogados Associados, Vianna também possui formação em biopsicologia, yoga e meditação.

Já no início do bate papo virtual Vianna explicou que tem procurado conectar mais o segmento corporativo com a área holística e integral. “Durante minha formação na área terapêutica, constatei que todos os processos psicológicos acabavam passando pelas emoções”.

Diante dessa percepção a Escola das Emoções promoveu cursos para que as pessoas pudessem se expressar e libertar suas emoções reprimidas em um ambiente seguro e acolhedor. “Depois de certo tempo, também fomos procurados por empresas que manifestaram seu interesse. Um aspecto preponderante de nosso trabalho foi o de olhar para as emoções através de uma comunicação não violenta”.

De acordo com Vianna as emoções são mensageiras de necessidades. “É preciso retirar os rótulos emocionais de que é errado sentir raiva, medo e tristeza. A emoção não deve ficar contida”.

Ele também disse que existe uma cultura em nossa sociedade de que o ser humano em sua vida particular é um tipo de pessoa e no trabalho é outra. “Isso é algo complicado, pois pressupõem que no ambiente profissional nós precisamos criar personagens para o dia a dia. Sabemos que as coisas não funcionam assim, pois somos uma pessoa o tempo todo. Quando empurramos nossas emoções para debaixo do tapete elas se manifestarão de alguma forma”, afirmou Vianna. Natasha ressaltou que as emoções funcionam como o agente catalisador que leva as pessoas a agirem. “Elas são aquilo que nos motiva a fazer algo”.

Para abordar a temática do encontro virtual, Natasha fez um resgate histórico relembrando de que forma o ser humano construiu a ideia de trabalho. Segundo ela, a motivação para o trabalho foi baseada no medo. “Em épocas passadas os temores das pessoas eram sobre a falta de alimento e a conseqüente morte pela fome. Diante desse contexto o homem acabou por enxergar o trabalho como algo necessário para a sobrevivência”, disse. Na opinião de Natasha a humanidade precisa elaborar essa visão de outra forma. “Temos potencial de ressignificar as relações de trabalho. E isso pode ser feito pela necessidade de subsistência ou movido pelo direito de produzir e se expressar”.

Para Vianna, o processo de ressignificação das relações de trabalho deve passar por reflexões a respeito da finalidade e objetivo da atividade profissional. “Esse tipo de questionamentos não deve ser só interno, mas também compartilhado com colegas, chefes e gestores. Quando isso acontece muitas vezes surgem ideias e novas formas de relacionamento e interação no ambiente profissional”.

Ao explanaram sobre como o lado emocional pode ser um aliado nas relações profissionais, os participantes destacaram a empatia. Segundo eles, ter atitude empática é fundamental para que as pessoas consigam compreender o posicionamento de seus colegas no ambiente de trabalho. Durante a live Vianna e Natasha ainda responderam a perguntas dos internautas.

Confira abaixo na íntegra o encontro virtual:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar