Brasil,

Você e sua empresa estão preparados para o novo normal?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rebecca Emy
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

freeimages freeimages

Por José Duarte, Presidente da VMWare Brasil

Desde que a pandemia do Covid-19 começou, muitas pessoas, empresas e veículos de imprensa têm usado de forma exaustiva a expressão “novo normal”. Mas, afinal de contas, o que isso realmente significa? Quando e como esse conceito surgiu? Essas são algumas perguntas que ficam povoando o meu imaginário.

O termo não é tão recente assim e sua autoria é desconhecida. Há quem diga que ele surgiu após a primeira Guerra Mundial e está atrelado à reinvenção e readequação que as pessoas precisam fazer após um período de crise ou de extrema dificuldade. Nos dias atuais, tem sido usado para definir o que será o novo padrão de comportamento para as pessoas e empresas em todo o mundo pós-pandemia.

Sabemos que, mesmo após o surgimento de uma vacina capaz de proteger a todos, o mundo nunca mais será o mesmo. Ações que, em um primeiro momento, se tornaram uma alternativa para promover a segurança dos colaboradores e manter minimamente a continuidade dos negócios, hoje são a realidade para muitas empresas.

As organizações já começam a encarar as mudanças como uma oportunidade para promover as adaptações necessárias em seus modelos de operação e até mesmo para promover a resiliência dos negócios. Por que manter um grande edifício, com todos os custos que ele carrega, se o home office já se mostrou tão ou mais produtivo do que o trabalho realizado nos escritórios? Por que as pessoas precisam se deslocar todos os dias para a empresa, perdendo horas no trânsito, aumentando a emissão de gás carbônico na atmosfera e se estressando, se poderiam estar em suas casas trabalhando normalmente e com uma qualidade de vida superior? Por que trabalhar somente com profissionais da cidade onde a empresa está instalada se é possível contar com talentos independente de onde esse profissional esteja morando?

O ritmo dos negócios agora está mais rápido do que nunca e exige uma postura mais ágil. Por outro lado, a incerteza econômica e uma desaceleração projetada do PIB global forçarão os CXOs a se tornarem mais criativos com orçamentos mais enxutos. Portanto, é essencial que as organizações incorporem imediatamente o “novo normal” na estruturação de seus negócios.

Eu entendo que o convívio social é extremamente importante, tanto na perspectiva pessoal - família e amigos - quanto na perspectiva profissional, e sem dúvida facilita muito a colaboração e engajamento das equipes. O que eu quero dizer é: não estou defendendo um mundo onde ninguém mais deva sair de casa, mas sim um mundo mais inteligente, onde sejam repensadas obrigações de se deslocar diariamente para as empresas, fazer inúmeras viagens para conseguir participar de reuniões, morar perto dos escritórios impactando significativamente a densidade demográfica das cidades, etc. Entretanto, em um momento em que "manter os negócios como de costume" já não é mais uma opção, as organizações precisam se concentrar em responder rapidamente aos efeitos da pandemia e se adaptar ao “novo normal”. Tempos sem precedentes pedem mudanças sem precedentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar