Brasil,

Mundo pós-COVID-19 deixa de ser analógico e passa, finalmente, a ser digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Nos próximos meses e anos, o que vai acontecer é uma grande e profunda mudança na tecnologia disponível, que certamente vai fazer mais parte do dia a dia das pessoas

Mesmo com o avanço da tecnologia, pequenos hábitos persistiam nas pessoas. Ir ao supermercado fazer compras, se deslocar ao banco para pagar contas ou simplesmente visitar uma cafeteria para pegar um cafezinho faziam parte da rotina de muitos brasileiros. Mas agora não fazem mais. Desde março, o Brasil e o mundo passaram a sofrer com as incertezas provocadas pelo novo coronavírus, exigindo que medidas como isolamento social e quarentena fossem adotadas para evitar o maior contágio. Sair de casa tornou-se um ato impensável, mas a vida segue graças à consolidação da tecnologia e dos serviços digitais - que certamente estarão na vanguarda de nossas relações no futuro.

Não é preciso ser economista, tampouco especialista, para enxergar que o mundo não será mais o mesmo após a pandemia de COVID-19. Basta analisar a perspectiva dos efeitos práticos desta crise e da tecnologia. Nos próximos meses e anos, o que vai acontecer é uma grande e profunda mudança na tecnologia disponível, que certamente vai fazer mais parte do dia a dia das pessoas. O que antes era visto como supérfluo, e até mesmo irrelevante, torna-se essencial para a vida em sociedade. Olhe o exemplo das compras on-line: se antes as estimativas mostravam que correspondiam a 3% da movimentação do varejo, agora tranquilamente deve ultrapassar 10% ou até 15% de todas as transações realizadas.

A tecnologia vai ser, cada vez mais, parte intrínseca dos inúmeros segmentos da economia, acelerando o processo de digitalização na população - seja em conversas pessoais, seja em compras e até mesmo nos processos B2B. Era um caminho natural que encurtou com o novo coronavírus. Pessoas da geração X, na casa dos 50 anos, que tinham um nível de digitalização mais baixo do que os nativos digitais, precisaram se digitalizar rapidamente, tanto com o mobile banking (para pagamentos de contas e transferências financeiras) quanto para fazer as compras de casa com diversos serviços por meio da internet.

Esse movimento não fica restrito no dia a dia. A mudança também se dá nos empregos e, consequentemente, permeia a economia como um todo. Alguns segmentos, sem dúvida, sairão mais fortes após a pandemia de COVID-19, principalmente os que se digitalizaram antecipadamente. Eles terão o canal digital mais preparado, tecnológico e focado na usabilidade. Quem já estava minimamente preparado em fevereiro, antes da crise, aproveitou esse processo de mudança para agregar valor para seu cliente e sairá mais forte. Já empresas que não estavam inovando ou que não se adaptam rapidamente às mudanças ficarão para trás.

O segmento do varejo, por exemplo, vai ter uma mudança muito grande no comportamento. Antes, as pessoas se acostumavam a comprar um produto vendo ou até mesmo tocando nele. Agora, a tecnologia está forçando a experimentar a compra antes mesmo de ela acontecer. Já há aplicativos que, inclusive, permitem melhor experiência do que essa compra física. Algumas gerações acreditavam que a compra on-line jamais seria tão satisfatória quanto a do ponto de venda físico; hoje estão aproveitando melhor essa série de inovações. A mesma coisa acontece nos serviços financeiros, no ramo alimentício, no vestuário e eletroeletrônico - a adoção tecnológica será imensurável daqui para frente.

As pessoas estarão mais conectadas, o que traz maior eficiência e aumenta a produtividade. Em suma: antes da COVID-19 o mundo era mais analógico e, agora, vai ser mais digital. Não importa o segmento nem a localização da empresa. Se ela estiver adaptada ao digital vai se sobressair. Quem procurou se aproximar da tecnologia depois do isolamento vai ter uma explosão no faturamento, somando a rentabilidade do in-store com os novos consumidores que vão além do ponto físico. As soluções tecnológicas vieram para ficar, independentemente do fim: compras, conversas, organização, pagamentos, notícias. É o novo mundo que vai ficar mais palpável a partir de agora, explica Davi Holanda, CEO da Acesso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar