Sua empresa está preparada para home office?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Martins

pixabay pixabay

Por Guilherme Morais*

A pandemia do COVID-19 e o isolamento social aceleraram a necessidade do trabalho em modelo home office e isso evidenciou que diversas empresas não estão preparadas para essa transformação. O trabalho remoto é diferente do presencial e necessariamente exige estrutura física, compliance e cultura, como principais pilares para sua viabilidade.

Estamos em um cenário que a cada dia é mais digital e a capacidade de acompanhar a tendência do mercado determina o sucesso ou fracasso das empresas. A transformação tecnológica está aumentando gradualmente e já está em todos os segmentos, em maior ou menor grau. As áreas de saúde, logística, educação, varejo e serviços são alguns dos exemplos, já que utilizam IA, IoT, machine, automação e outras inovações.

Segundo pesquisa recente divulgada pela consultoria Mckinsey, as organizações líderes em transformação digital apresentam desempenho elevado e taxa de crescimento de até cinco vezes maior na comparação com as concorrentes. Essas companhias se destacam em três aspectos: na estrutura organizacional com papéis e responsabilidades claros, na experimentação que envolve o incentivo à tomada de riscos e à criatividade, e no foco da jornada do cliente, atendendo às suas necessidades e expectativas. Enquanto isso, as empresas de menor maturidade digital desenvolvem práticas pontuais e de forma isolada.

A transformação ainda se dá por conta de ferramentas físicas, como computadores, aplicativos, roteadores, smartphones, entre outros equipamentos. Sabe-se que a estrutura é essencial e é parte do processo, mas o mais importante é engajar os colaboradores nesta jornada para que toda a tecnologia não se transforme em peso de papel. De nada adianta os profissionais terem acesso às últimas inovações digitais se eles não estiverem preparados para utilizá-las. Por este motivo, boa parte das empresas acaba não conseguindo manter a produtividade nesse processo.

Porém, para que o trabalho remoto funcione de fato é necessário que exista confiança no colaborador. Trabalhadores de alto rendimento e muito disputados pelo mercado costumam prezar por liberdade, responsabilidade e confiança. Quanto mais autonomia os funcionários possuem, mais engajados e satisfeitos com o trabalho, o que faz com que o cliente seja bem atendido e apresente altos níveis de satisfação.

Além disso, em home office é preciso criar processos claros e alinhamentos frequentes. Um bom exemplo do poder da transformação são as plataformas de service desk, com elas é possível organizar e padronizar as solicitações, endereçando cada uma delas para a área responsável, onde tudo está disponível para acesso, sendo alterado em tempo real.

Mas qual é o modelo ideal de trabalho quando a pandemia for controlada? A combinação do presencial com o home office tem se mostrado bastante eficiente. O contato presencial é importante em determinados momentos, como na necessidade da interação com a equipe. Porém em outras situações, quando existem trabalhos que exigem concentração e introspecção, o modelo remoto será ainda mais natural do que é atualmente.

As organizações brasileiras já estão com esse processo em curso e um parceiro de gerenciamento de soluções de TI pode auxiliar a trilhar o caminho tecnológico com vantagens de integração e solicitações, tudo realizado de maneira digital. Quando uma companhia e seus funcionários estão acostumados a atuar em um ambiente burocrático, é muito difícil promover a transformação digital sozinho.

A pandemia do coronavírus é uma ocasião propícia para que a transformação digital seja acelerada. Aqueles que forem pioneiros nesse momento terão um grande diferencial competitivo por apresentar flexibilidade e resiliência, e quando essa questão for de fato superada pela sociedade eles estarão preparados para o novo normal.

Guilherme Morais é head de marketing da TOPdesk