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Empresas brasileiras usam a tecnologia para limitar horas extras do home office

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sergio Garrocini
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Sistema de Controle de Jornadas beneficia empregados e empregadores durante e pós-pandemia

Após três meses das recomendações de isolamento em todo o país devido à pandemia de COVID-19, muitas empresas que adotaram o sistema de home office enfrentam agora dois principais desafios: o de preservar a saúde mental e a qualidade de vida de seus colaboradores; e reduzir custos com horas extras, que vêm aumentando desde março, como aponta um a pesquisa recente do LinkedIn realizada com 2 mil trabalhadores brasileiros.

A pesquisa apontou que mais da metade dos brasileiros declarou fazer horas extras diárias - variando de 30 minutos até quase quatro horas. Do total dos entrevistados, 32% afirmou estar trabalhando entre 2 e 4 horas a mais do que costumavam trabalhar antes da pandemia.

Além da suscetibilidade a crises de burnout, também conhecidas como Crise de Esgotamento Profissional, essas horas a mais podem comprometer a saúde financeira das empresas em um momento em que o mundo inteiro está entrando em uma grande recessão, além de gerar passivos trabalhistas.

Esse processo de transformação no jeito como as pessoas trabalham, lança um novo desafio para os gestores de empresas e para a área de Recursos Humanos: como controlar as horas trabalhadas de forma remota? "Trabalhar de casa traz benefícios, como mais proximidade com a família e otimização do tempo por não haver necessidade de deslocamento diário até o escritório, por exemplo. Porém, quando este formato não é planejado corretamente, o colaborador pode ser prejudicado com um aumento do fluxo de trabalho e com impactos negativos em sua qualidade de vida por causa de uma gestão ineficaz de seu tempo. Do lado do empregador, aumentam as dificuldades relacionadas à gestão do seu quadro de funcionários e dos processos de trabalho, além da possível perda de controle sobre o número de horas trabalhadas - o que pode resultar inclusive em processos trabalhistas por horas extras," afirma Arthur Cymerman Asnis, sócio-diretor da Soft Trade Soluções para Recursos Humanos.

Pensando na eficiência, produtividade e conforto desse formato de trabalho tanto para o empregador quanto para o empregado, o Controle de Jornadas, uma solução da linha Worktime da Soft Trade, oferece um conjunto de softwares desenhado para otimizar os processos de RH, reduzir custos, prevenir riscos e gerar informações estratégicas para as organizações.

Seja dentro do escritório ou de casa, o Controle de Jornadas é personalizado de acordo com a necessidade de cada empresa. "Basicamente, nosso sistema envia lembretes e alertas aos colaboradores quando a jornada de trabalho está prestes a terminar. Um dos componentes com os quais o Controle de Jornadas conta é um agente que bloqueia o computador do colaborador de acordo com sua jornada e que é parametrizável e flexível para atender diferentes rotinas de trabalho. Além disso, permite que ele faça solicitações pontuais de extensão de jornada (horas extras) diretamente na plataforma, para serem aprovadas pelo gestor", explica Arthur Asnis. Tanto do ponto de vista jurídico quanto do financeiro, a solução colabora para a redução do passivo trabalhista, já que promove economia com horas extras indesejáveis, reduz a falta de marcação do ponto, agiliza o fechamento da folha de pagamento e reduz atividades de pouco valor agregado ao RH.

Outro benefício do Controle de Jornada é poder integrá-lo ao sistema de ponto eletrônico que já é usado pela empresa ou ao sistema da própria solução. Assim, o Controle de Jornadas avisa ou impede o colaborador de iniciar suas atividades sem marcar seu ponto e o lembra de fazê-lo antes de encerrar sua jornada de trabalho.

O Controle de Jornada reduz burocracias e facilita o processo de aprovação de horas extras entre gestor, funcionário e RH. E, como consequência, a ferramenta contribui ainda para uma melhor qualidade de vida e para a saúde dos colaboradores, ao preservar as horas de trabalho previstas.

"O Controle de Jornadas tem sido uma ferramenta fundamental durante o home office, desempenhando um papel relevante para ajudar a assegurar a qualidade de vida dos nossos funcionários e para nos auxiliar na gestão de pessoas", afirma Sandra Miranda Firmo, supervisora de Recursos Humanos da Fujifilm Brasil, que adotou o sistema de Controle de Jornadas da Soft Trade.

"A tecnologia, usada em prol da inovação social, tem o poder de transformar nossas vidas. Soluções como o Controle de Jornadas são pensadas para melhorar a produtividade e permitir mais qualidade de vida às pessoas, gerando melhor resultado para a empresa e para todos," conclui Arthur.

Sobre o Controle de Jornadas

O Controle de Jornadas é uma solução personalizada da linha Worktime, da Soft Trade, que administra o tempo que o colaborador trabalha, parametrizável para enviar lembretes e alertas quando a jornada está prestes a terminar, ou se ele iniciou seu trabalho sem ter marcado o ponto. A solução colabora para a redução do passivo trabalhista, promove uma drástica economia com horas extras indesejáveis, reduz a falta de marcação do ponto eletrônico, agiliza o fechamento da folha e ainda estimula um ambiente produtivo e saudável.

Sobre a Soft Trade

A Soft Trade é uma empresa brasileira de soluções baseadas em tecnologia digital para Recursos Humanos que oferece, desde 1987, soluções práticas, modulares e abrangentes, com funcionalidades que se adaptam à real necessidade dos clientes. Além do Controle de Jornadas a Soft Trade desenvolveu e mantém um robusto sistema de Folha de Pagamento e de Tratamento de Ponto e administra a Essence-RH, empresa focada em apoiar organizações com seus processos de desenvolvimento humano, estruturação, definição e aplicação do desenvolvimento de talentos. A Soft Trade atende empresas nos mais diversos segmentos e tamanhos em toda América Latina.


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