Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Lideranças em xeque para evitar que suas empresas cheguem ao fundo do poço

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

O momento requer empenho das lideranças empresariais como jamais se viu antes, como recurso essencial para a retomada e a recuperação econômica. No caso particular do Brasil, não está fácil para os esforços comerciais gerarem demanda para esvaziar os estoques e acionar a indústria para reposições. Esse ciclo virtuoso ainda é incerto por conta da abertura parcial do comércio – muitas regiões ainda em quarentena total, enquanto outras com limitações de funcionamento de lojas e shoppings.

Empresários e seus líderes setoriais estão sendo levados ao limite da criatividade e das competências na busca por caminhos que impeçam o “crack” no fundo do poço.

No ápice da crise biológica, econômica e política, muita gente já caiu no precipício - tanto líderes que se achavam preparados, como suas empresas. Mas há aqueles que no esforço para exaurir suas habilidades estão obtendo êxito e assegurando resultados satisfatórios – tanto em faturamento como em lucro.

Nos tempos modernos e sobretudo por ocasião da quarentena e paralisação de muitos setores a figura do líder sobrepõe ao chefe tradicional (aquele profissional que já mostrou o seu valor em outras épocas, mas que hoje não é suficiente para assegurar a longevidade e os resultados de uma empresa).

O principal líder da empresa deve remover os obstáculos que impedem o desenvolvimento da equipe e a produtividade de cada funcionário. Isso significa abolir de uma vez por todas a atitude de chefe e promover a figura do líder. Chefiar ou executar bem funções básicas como planejar, buscar resultados, organizar, priorizar e controlar não atende mais as necessidades das empresas, independente do seu porte. Além de chefiar, é necessário motivar pessoas, treinar e permitir o seu desenvolvimento – característica dos líderes que comandam negócios de sucesso:

  • O chefe empurra – O Líder puxa
  • O Chefe comanda – O líder comunica
  • O Chefe é o comandante – O líder é um treinador
  • O Chefe é o dono da voz mais alta – O líder fala normalmente para ser ouvido
  • O Chefe administra – O líder inova
  • O Chefe mantém – O líder desenvolve
  • O Chefe obtém resultados através das pessoas- O líder desenvolve pessoas e grupo
  • O Chefe quer segurança e estabilidade – O líder quer desafios
  • Os Chefes são fazedores – Os líderes criativos
  • O Chefe faz tudo que mandam – O líder faz o que é melhor para todos

Equipe comprometida e valorizada participa do planejamento do negócio e tem como principal meta a execução do que foi planejado. Muitos donos de negócios recorrem a auxílio externo, ao romperem a barreira da prepotência corporativa e da miopia, para dimensionar a sua equipe, recrutar, treinar e reciclar. Essa prática coloca em cena um elemento de fora da empresa, em geral um consultor ou um coach empresarial, com visão imparcial, sem influências e capacitado com as últimas práticas, técnicas e tendências para a formação de equipes de alto desempenho.

Lembre-se que outras pessoas também foram responsáveis pelo seu sucesso. Cuide dos seus funcionários e – se necessário – busque apoio externo para avaliar a sua visão sobre gestão de pessoal ou introduzir um novo processo nessa área para que você tenha uma estrutura competitiva e de resultado.

Os grandes líderes são aqueles que formam outros líderes. Hoje, os cargos de chefe estão sendo extintos, dando lugar aos gestores; afinal ninguém mais chefia e sim gerencia pessoas. Essa máxima aplica-se não somente aos gerentes, mas também aos donos de empresas. Na roda do ciclo dos negócios, podemos enxergar uma empresa e seus funcionários da seguinte forma:

  • O empresário forma equipe…
  • A equipe conquista e mantém clientes…
  • Os clientes geram negócios que alimentam a empresa…
  • A empresa produz o lucro esperado pelo seu proprietário.

==================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.

Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.

Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::