Brasil,

Enxergar oportunidades e inovar são fatores essenciais para sair da crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karen Krinchev
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

* Por Emerson Nogueira

A pandemia do coronavírus (COVID-19) pegou todos os países e, por consequência, o setor produtivo de surpresa. Ninguém estava preparado para um impacto tão forte em um curto período de tempo. No entanto, é certo que algumas instituições sairão mais rápido da crise, que ainda não se pode dizer quando terá fim.

Aqui na Alemanha, logo que as primeiras ameaças surgiram, as empresas passaram a aplicar com rapidez as recomendações de isolamento social feitas pelo governo, como por exemplo, o home office. Também fizeram uso dos dispositivos econômicos já previstos no sistema alemão, como o Kurzarbeit, ou seja, a redução de horários de trabalho e de remunerações. Esse recurso já é previsto na legislação trabalhista do país, o que poupou tempo, pois não foi necessário a discussão, aprovação e autorização por parte do governo.

Outra medida, colocada em prática pelas indústrias alemãs para evitar a proliferação e circulação do vírus, foi o fechamento dos ambientes de convívio, como refeitórios e áreas de café, além da manutenção das portas abertas e disponibilidade de álcool em gel em todos os ambientes fabris. Essas ações permitiram, de um lado, que a produção das companhias continuasse em operação e, por outro, preservou a saúde dos trabalhadores.

É importante lembrar que aqui o governo não decretou o isolamento completo da população, as pessoas podem sair de casa para andar ao ar livre, ir ao supermercado ou farmácia. Quanto ao comércio, foi reaberto gradativamente e com restrições no número de clientes por loja desde o dia 20 de abril.

No entanto, esse período não está sendo apenas de restrições. Muitas empresas aproveitaram a pouca atividade para inovar. Na OKE, por exemplo, uma empresa que há 59 anos é fornecedora de materiais plásticos para o setor automotivo e moveleiro, adaptou o seu processo produtivo para a confecção de máscaras. Em seis semanas, o produto foi concebido pela área de pesquisa, o chão de fábrica adaptado e a produção iniciada. Desde o dia 20 de abril, mais de 4 milhões de máscaras foram disponibilizadas para a comercialização na Europa por pessoas físicas e jurídicas, por meio de vendas feitas online.

Acredito que as empresas que apostarem em inovação e entenderem os desafios do momento e as novas necessidades, sairão mais rápido da crise que chegou para todos nós.

* Emerson Nogueira é Managing Director da OKE Automotive Group na Alemanha e conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) desde 2017. O executivo tem formação em Engenharia Mecânica pela UTFPR e MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba Andreas F. H. Hoffrichter.

Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar