Brasil,

53% dos que investem no empreendedorismo familiar ,na pandemia, pertencem a segunda geração (Faixa etária acima dos 30 anos)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Queissada
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Pesquisa da PwC Brasil mostra que esse tipo de empreendedorismo cresceu na fase atual

Leandro Rampazzo é um dos empreendedores que aprendeu com a família o valor do negócio e está na faixa dos 30 anos(Pesquisa PwC)

Retornar as suas origens, tomar café, almoçar e jantar em família. Desacelerar. Foram algumas imposições que a pandemia do Covid-19 fez a algumas famílias brasileiras. Manter o foco, quando muitas pessoas estão perdendo o emprego dentro de casa, não é uma tarefa fácil. O mundo já atravessou algumas crises financeiras e políticas. Nelas nasceram empresas como a UBER, Airbnb, e Stripe (2007-2008).

" É fato que estamos passando por uma crise de saúde mundial. Algo novo para todos nós, porém não deixa de ser uma crise. Quando se tem uma base familiar, em que os nossos pais já passaram por crises que nós não atravessamos, os ensinamentos deles podem nos dar força para sermos mais resilientes. O importante neste momento é unir o nosso conhecimento como nextgens e a sabedoria deles", explica Leandro Rampazzo, de 37 anos, empreendedor da Godiva Propaganda.

O termos nextgens, utilizado pelo Leandro Rampazzo, foi desmistificado na pesquisa promovida pela PwC com 69 países, incluindo o Brasil. NextGens são os líderes da próxima geração das empresas familiares. A pesquisa foi divulgada neste ano e mostra que 72% dos brasileiros acreditam que podem transformar as empresas familiares por meio de ferramentas digitais. Duas tecnologias são apontadas como essenciais na pesquisa mundial: Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT).

De acordo com a pesquisa, 53% dos que investem no empreendedorismo familiar são da segunda geração familiar. " Esse número tende a aumentar neste período de quarentena. Isso porque os filhos estão mais propensos a se influenciar pelos pais, e vice-versa. A convivência pode ser difícil para algumas famílias. O desemprego também. Mas, neste momento a união tende a ser maior para conseguir levantar capital e se reerguer", explica Augusto Jimenez, psicólogo educacional da rede Minds Idiomas.

Assim, aconteceu com Leandro Rampazzo, empreendedor e fundador da agência de propaganda Godiva. Ele faz parte dos 53% da segunda geração de líderes. Aprendeu com os pais o valor do trabalho e do dinheiro para o sustento. Em 2000, o empreendedor que hoje fatura milhões, ganhava R﹩ 151,00 (Salário mínimo na época). " O meu pai tinha uma fábrica de móveis e a minha mãe vendia esses móveis nas lojas. Eu ajudava a carregar caminhão, monta os móveis, e etc. Trabalhava até mais que os funcionários e ganhava menos. Não entendia o porquê meu pai agir assim, mas ele sempre explicava que era para eu entender todo o fluxo do negócio e dar valor ao dinheiro. Para quando eu tivesse o meu negócio soubesse gerir. Afinal, eu saberia todas as etapas das operações", relembra Leandro.

Rampazzo, enfrentou um problema grave de saúde que afetou os negócios dos seus pais. Com sacrifício cursou a Faculdade de Propaganda e Marketing e conseguiu um emprego no ramo do franchising. Chegou a posição de Gerente de Marketing das franquias Wizard, Yazigi, Skill, Microlins e People que faziam parte da Holding em que atuava.

Neste período, Leandro ajudou os pais e começou a dividir os seus ganhos com a comunidade. A responsabilidade social norteia a vida do empreendedor até os dias de hoje. Na Zona Norte de São Paulo, ele e a esposa, ajudam a comunidade com doação de roupas e alimentos todos os meses.

Nasce a Godiva Propaganda e a divisão dos conhecimentos (Se inspire neste momento de pandemia)

De acordo com a pesquisa da PwC, a maioria dos empreendimentos familiares são comandados por homens. No Brasil, esse cenário se altera: 57% são mulheres, e 36% são homens. Leandro Rampazzo, apesar de ir ao encontro do cenário mundial, criou um site e consultoria gratuita para empreendedoras mulheres. "Desenvolvi 2 E-books e dou palestras gratuitas para empreendedoras mulheres que estão começando o seu próprio negócio. Seja ele familiar ou não. Senti que essa era a minha responsabilidade como empresário por ter aprendido com a minha mãe e minha irmã, a força das mulheres nos negócios, e claro pela quantidade de mulheres que são responsáveis sozinhas por lares e filhos", explica Rampazzo.

No seu site www.leandrorampazzo.com.br é possível ter acesso aos conteúdos para quem está começando o seu negócio neste momento de pandemia. Paralelo a essa consultoria gratuita, Rampazzo fundou em 2013 a Godiva Propaganda. A empresa sediada na Rua Augusta, paralela com a Avenida mais importante do país, a Avenida Paulista tem uma gestão horizontal, voltada para a escuta dos seus colaboradores e direcionada para clientes do franchising, varejo e saúde.

" Neste momento de pandemia conquistamos uma conta, o Açai da Barra e lançamos a campanha Curtir o Momento para a rede. Da mesma forma que houve a conquista desta conta, nosso cliente mais antigo permanece conosco. Acredito que neste momento vale negociar com fornecedores, ser criativo e ter um Home office efetivo com a sua equipe", finaliza Leandro Rampazzo, da Godiva Propaganda.

A Godiva existe há 7 anos, cresce 20% ao ano, e tem no aprendizado da empresa familiar o seu pilar. Para saber mais, acesse: www.godivapropaganda.com.br

Sobre a Godiva Propaganda

É uma agência de publicidade full service, especializada em franchising, saúde e varejo. A Godiva tem soluções com forte poder criativo direcionado às necessidades específicas de cada cliente. Isso passa pelas mídias tradicionais como TV, Rádio, Impresso, incluindo o Digital que, atualmente, virou comodite. A agência é focada em buscar meios inovadores que possibilitem maior fit e aderência ao mercado de seus clientes dos mais variados perfis: multinacionais, franchising, hospitais e laboratórios, restaurantes e fast food, startups, entre outros. Tendo como foco central a performance e resultados, atendem grandes marcas no Brasil e exterior. Entre os clientes estão: Lavoisier, Banco Luso Brasileiro e a rede Minds English School.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar