Segurança no trabalho: como receber o colaborador no retorno das atividades

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Siqueira

Segurança no trabalho: como receber o colaborador no retorno das atividades

Com a flexibilização da quarentena e o retorno, pouco a pouco, das atividades, o retorno ao ambiente físico de trabalho, para alguns, já começa a ser realidade. Muitas companhias terão que se organizar e se adaptar a esse retorno e garantir segurança, com muita responsabilidade aos seus colaboradores, fornecedores e equipe.

O CEO da Iwankio Consulting, professor e consultor em Lean 6 Sigma, Alexandre Iwankio, indica um checklist que deve ser levado em consideração para garantir um ambiente propício para este retorno, pós-pandemia.

1 – Reavalie o layout dos espaços de trabalho. Importante evitar aglomerações, por isso, espaçar mesas e colocar divisórias entre baias;

2- Ar puro. Se sua companhia tem ar-condicionado, renovar a cada 10 ou 15 minutos é imprescindível, além de priorizar que janelas permaneçam constantemente abertas;

3- Não compartilhar materiais. Cada um com seu computador, telefone, canetas, blocos, cadeiras e até canecas ou copos, para evitar que o vírus se espalhe;

4- Foco na limpeza. Higienizar constantemente as superfícies tocáveis, como maçanetas, corrimãos, elevadores, telefones, mesas, teclados, entre outros;

5- Proporcionar EPIs, como luvas, máscaras, álcool em gel em cada estação de trabalho;

6- Lembrar os colaboradores, fornecedores e clientes sobre a importância de higienizar as mãos, usar máscaras sempre que estiver em contato social, espirrar e tossir cobrindo o rosto com o cotovelo e/ou lenço;

7- Escalonar e flexibilizar horários de trabalho. Importante para evitar aglomerações e, também, entender que muitos precisam se dividir entre os afazeres domésticos, rotina com as crianças e ainda as responsabilidades do escritório. Ideal é que somente os serviços essenciais sejam presenciais, o restante, manter home office;

8- Evitar visitas externas, mas se for preciso, realizar reuniões em espaços arejados, respeitando a distância de 1,5m, além de utilizar máscaras e disponibilizar álcool em gel nas salas. Cafezinho e água, em copos descartáveis ou cada um utilizando seu único copo e xícara;

9- Manter grupo de risco em casa. Idosos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças que afetam o sistema imunológico devem permanecer em home office, neste primeiro momento;

10- A qualquer sinal de sintomas da COVID-19, orientar que o colaborador deve procurar imediatamente um médico.

Sobre a Iwankio Consulting:

Consultoria especializada na aplicação do Lean 6 Sigma, estratégia gerencial disciplinada e quantitativa, cujo principal objetivo é aumentar a lucratividade das empresas através da otimização de seus processos. A empresa atua também em treinamento para formação de gestores Champions, White, Yellow, Green e Black Belts, utilização do software estatístico Minitab e Ciclo PDCA para melhoria de processos. Todas as atividade da Iwankio Consulting tem como objetivo a otimização dos processos e o aumento da lucratividade das empresas. Entre os principais clientes, estão Rumo ALL, Alcast, Arotubi, Banco Real, Behr, Boticário, Colorfix, Contax, CST, Dataprom, DPA/Nestlé, Electrolux, GVT, Kraft Foods, Moinho Iguaçu, MWM International, Plastilit, Prati-Donaduzzi, Ritmo, Samarco, Stora Enso, Tupy, Vale e Villares Metals.