Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Enquanto Sebrae contabiliza falências, MPEs tentam não cair no precipício da pandemia

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

O Sebrae já contabiliza o fechamento de 600 mil micro e pequenas empresas (MPE) em todo o país, por conta da pandemia Covid-19. As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). As grandes empresas movimentam montantes financeiros incontáveis, mas convivem com as MPES do ponto de vista de empregabilidade.

A notícia terrível é que o período de quarentena em todo o país poderá comprometer a sobrevivência de mais empresas, provocando uma queda acentuada na quantidade de mão-de-obra empregada.

As estatísticas tradicionais do Sebrae estão tomando outro viés com a pandemia. Historicamente, 50% das empresas não atingem o quinto ano de vida. Essa porcentagem poderá ser ainda maior pelos próximos anos, como reflexo da quase paralisação de vários setores da economia. E dessa vez o aumento do índice de falências não terá tido como causa situações recorrentes como...

1- Falta de planejamento prévio
2- Falha na gestão empresarial
3- Comportamento inadequado do empreendedor

Está sacramentado que a queda vertical no número de clientes comprando bens e produtos desde março está elevando a mortandade de empresas. Aquelas que persistem, estão acumulando prejuízos e aumentando o endividamento. Não há necessidade de análises mais profundas para entender as estatísticas do Sebrae hoje e as que virão pela frente.

Como prolongar a sobrevivência das empresas no mercado ou reduzir perdas, em caso de persistência do recolhimento generalizado?
As boas práticas de gestão, em regime de ¨guerra¨, dizem que:

- Conter custos é fundamental, eliminando toda estrutura desnecessária e evitando novos gastos e investimentos;
- Negociar com fornecedores prazos maiores ou descontos é uma forma de não descapitalizar a empresa;
- No caso de bens e serviços, manter a equipe de vendas ativa se relacionando-se com os clientes e prospectando novos nichos e mercado.

Em algum momento, em breve, o mercado iniciará a retomada, com a decretação do fim total ou parcial do recolhimento. Quem tiver feito o seu dever de forma apropriada, sobretudo em relação aos processos de vendas, terá condição de arrancar na frente a concorrência.

As MPEs nem sempre contam com um quadro de colaboradores de ótima formação, nem tampouco com executivos com pós e MBA, para planejarem soluções oportunas e necessárias – como ocorre com os grandes negócios. Mas terão que encontrar maneiras de concluir a travessia de ponte que estão vivendo no momento, sem o risco de cair no precipício durante a jornada conhecida como pandemia.

==================================================
O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS