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COVID-19 e a transformação do local de trabalho

COVID-19 e a transformação do local de trabalho

*Por Yuval Ben-Itzhak, CEO, Socialbakers

O Coronavírus representa um desafio para as empresas em muitos níveis. À medida que o mundo lida com a pandemia e o isolamento, o próximo desafio a nos esperar é o retorno ao local de trabalho. Nas últimas semanas ou meses, a grande maioria dos colaboradores está trabalhando de casa e seguindo as orientações do isolamento social. A segurança da força de trabalho é a principal preocupação de qualquer líder de negócios. Assim, as empresas estão se perguntando como podem começar a voltar aos poucos para o escritório e de maneira mais segura e prudente. Gostaria de compartilhar alguns passos que daremos na Socialbakers.

Por muitos anos, as empresas se preocupam com a produtividade dos trabalhadores remotos. A covid-19 acelerou a experiência e, nas últimas semanas, aprendemos o quão produtivas nossas equipes podem ser enquanto trabalham em casa. A Socialbakers é um negócio de tecnologia e sempre fomos muito amigáveis ao termo "work from home", trabalhar de casa em tradução literal. Uma área na qual acredito que teremos um impacto duradouro na maneira como trabalhamos após A covid-19 é o home office. Embora não exista um algoritmo de mensuração para essa experiência, esse período serve para ensinar às empresas que os funcionários podem não apenas trabalhar, mas prosperar na carreira no esquema home office. Em uma pesquisa recente da Gartner com 317 CFOs, quase um quarto dos entrevistados disseram que moverão pelo menos 20% de seus funcionários para posições remotas permanentes, em um esforço para economizar custos. Com tecnologias como Slack, Zoom, Monday.com e muitas outras ferramentas de colaboração baseadas na nuvem, as equipes podem ser tão produtivas quanto no escritório, se não mais. Um ponto importante a ser lembrado é que não são as ferramentas que tornam os colaboradores produtivos, são os valores da empresa, o envolvimento de cada um deles e a clareza da liderança que impulsionam a produtividade.

A desvantagem do home office, provavelmente, será no lado humano, mas acredito que isso será mais uma desvantagem percebida do que real. Embora haja menos oportunidade para um café com um colega, as equipes terão que ser criativas para manter o lado pessoal da colaboração. Na Socialbakers já vimos essa criatividade aparecendo organicamente nas últimas semanas, com almoços e happy hours virtuais reunindo equipes durante esse período de distância forçada.

Quando se trata do local de trabalho físico, há algumas perguntas a serem respondidas. O mais importante para mim é como oferecemos aos nossos funcionários um ambiente saudável e seguro para se conectar com colegas e ser produtivo? Primeiramente, garantiremos que máscaras faciais, luvas e desinfetantes para as mãos estejam prontamente disponíveis no escritório. Estamos produzindo máscaras da Socialbakers, acreditamos que não apenas manterão nossos funcionários em segurança, mas serão motivos de orgulho em se usar. Teremos desinfetante para as mãos disponíveis em todas as recepções, espaços de colaboração, salas de reuniões e os funcionários serão incentivados a usá-los antes de interagirem uns com os outros.

Também planejamos manter a distância social. Pretendemos ajustar nosso ambiente de escritório para criar novas áreas para reuniões informais, que normalmente ocorreriam durante um café ou em um de nossos sofás. Agora, a ideia é espaçar assentos informais para que as pessoas possam "se encontrar", mas com distância. Nas salas de conferência, removeremos algumas cadeiras para que elas nunca cheguem à capacidade total e as pessoas possam manter um espaço seguro entre elas e o vizinho.

Quando se trata do retorno ao escritório, planejamos criar regras de engajamento nos níveis da empresa e da equipe. Elas girarão em torno do tempo que os funcionários planejam passar fisicamente no local de trabalho, suas razões estar lá e, finalmente, as regras de convívio. Permitiremos que cada equipe decida como gostaria de trabalhar. Algumas delas precisam se reunir semanalmente, outras precisam se atualizar diariamente. O que será importante é planejar o horário do escritório com base nas necessidades de cada uma delas e em alinhamento com os regulamentos locais. Acredito que essas representam a maior mudança de mentalidade para os funcionários, pois, quando voltarem ao local de trabalho, voltarão rapidamente aos velhos hábitos. Caberá aos líderes e gerentes ajudá-las a se adaptar ao novo normal, com comportamentos mais prudentes no local de trabalho.

Quando se trata de tempo social no escritório, muitas das vantagens tradicionais de escritório que oferecemos aos funcionários também precisam mudar após a covid19. Embora os "encontros" precisem mudar por enquanto, eles ainda são uma parte muito importante de quem somos como empresa. Algo que nossas equipes sempre esperavam era o café da manhã de sexta-feira, uma oportunidade importante para todos os funcionários de nossa sede passarem algum tempo conversando com seus colegas de trabalho. No futuro, não queremos remover oportunidades tão importantes para construir relacionamentos, mas sabemos que precisamos repensá-las. Como equipe de liderança, estamos investigando maneiras pelas quais podemos trabalhar com restaurantes locais para substituir o formato de buffet aberto e substituí-lo por lancheiras menores, que seriam entregues com mais frequência ao longo da semana, para que os funcionários do escritório possam desfrutar da sociabilidade em todo o nosso amplo espaço. Também vemos esse conceito como uma maneira de ajudar os restaurantes de nossa comunidade que também sofreram durante a crise.

Finalmente, um tópico importante são as viagens de negócios. A Socialbakers é uma empresa global com funcionários em todo o mundo, de Nova York a Cingapura, de Londres a São Paulo. No passado, as viagens eram comuns e uma maneira de manter-se fisicamente próximo de nossos clientes e colegas de trabalho. Embora eu não acredite que viagens de negócios sejam coisa do passado, assim como as reuniões presenciais, por enquanto estaremos incentivando nossas equipes a se perguntarem se uma viagem é crítica para os negócios ou se pode ser tratado por videoconferência.

O retorno ao trabalho será um processo de aprendizado para todos nós e acredito que precisamos vê-lo mais como uma transição do que uma mudança para um novo normal. Os líderes precisarão garantir que estejam possibilitando uma comunicação bidirecional com os funcionários, incentivando-os a compartilhar quaisquer perguntas ou desafios que enfrentem como resultado de alterações no local de trabalho. Se os líderes puderem mostrar aos funcionários as medidas que estão tomando para mantê-los seguros e protegidos, enquanto permitem que sejam produtivos, a crise da covid-19 pode acabar sendo uma oportunidade para não apenas fortalecer a cultura corporativa, mas aumentar o engajamento dos funcionários, aumentando a produtividade a longo prazo.


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