Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Empresa cria guia de saúde mental para funcionários durante a pandemia. Confira as dicas

Crédito: Pixabay Crédito: Pixabay

DOT digital group vem monitorando níveis de ansiedade e percepção de futuro dos colaboradores para tomar medidas que amenizem os efeitos do período

As incertezas provocadas pela pandemia de Covid-19, os riscos de contaminação e a necessidade de isolamento social podem causar pressão psicológica e estresse na população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Atenta a este alerta, a empresa de educação digital DOT digital group elaborou um Guia Para Cuidar da Saúde Mental de seus mais de 250 colaboradores. A maior parte, incluindo os grupos de risco, trabalha em regime de home office há mais de dois meses.

O objetivo do documento, compartilhado com os funcionários, é trazer um olhar positivo sobre o combate ao coronavírus, sem deixar de lado os desafios deste período. Estimulá-los a exercer a empatia, a compaixão, a distribuir feedbacks positivos aos colegas - por meio de uma plataforma de engajamento que já era utilizada na empresa -, focar nas entregas que seguem sendo necessárias realizar e no autocuidado.

O guia vem ao encontro de uma necessidade real dos colaboradores. Com ajuda do Termômetro de Crise, uma ferramenta de gestão de pessoas da startup Pulses, feita para medir os impactos da crise, o DOT digital group identificou que o nível de ansiedade de seus funcionários está alto (chegou ao nível 4, numa escala que vai de 1 a 5). Principalmente por conta de preocupações relacionadas à saúde de familiares e pela falta de perspectiva de volta à normalidade:

“Nosso papel, neste momento, é ajudar nossos colaboradores a terem uma visão positiva de futuro e diminuir a ansiedade. Fazemos isso por meio de uma comunicação transparente, fortalecendo nossa cultura, apoiando a liderança e a proximidade dos gestores com os colaboradores, para que percebam que todos estamos juntos e que podemos contar uns com os outros”, explica Ana Paula Baseggio Lehmkuhl, gerente de Pessoas & Cultura da empresa.

O plano de saúde empresarial possibilita que os funcionários tenham atendimento psicológico remoto, benefício importante neste momento de ansiedade elevada. As aulas de alongamento laboral agora também são feitas remotamente e os funcionários têm acesso a vídeos com dicas de exercícios de ergonomia e atividades físicas para serem feitas em casa. “Desenvolvemos várias ações de interação neste momento, fortalecendo a cultura e a troca entre todos. Há um engajamento alto nessas ações, permitindo a socialização mesmo que à distância”, explica Ana Paula.

As ações já vêm dando resultados. A mesma ferramenta que ajuda a medir o nível de estresse da equipe mostra que, quando questionados se a empresa tem tomado as melhores medidas para o enfrentamento da pandemia, a nota dos funcionários é a máxima (5).

Desde o início da quarentena, o DOT digital group já contratou mais de 30 pessoas, com todo o recrutamento e onboarding sendo realizado pela internet, e segue com perto de 20 vagas abertas. Sua sede fica no Corporate Park, em Florianópolis, mas neste momento todos os novos contratados iniciam o trabalho em home office.

A empresa também já havia adaptado o seu guia de boas práticas de trabalho remoto para este momento de necessidade de reclusão da população. Empresas de tecnologia, como o DOT digital group, já têm o teletrabalho em suas rotinas. Porém, muitos profissionais passam pela primeira vez por esta experiência.

"No cenário de isolamento, ouvir o colaborador é um gesto de acolhimento e de preocupação, além de ser uma forma de reduzir o distanciamento e criar conexão. A empresa demonstra que os trabalhadores importam, e que parar alguns minutos para dar um feedback é tão importante quanto manter a rotina de trabalho andando. Quando o colaborador sente que está sendo ouvido, os níveis de ansiedade tendem a reduzir, e soluções inovadoras podem aparecer. Essa confiança construída dos dois lados é fundamental nesse momento de crise", comenta Cesar Nanci, CEO da Pulses.

A seguir, confira algumas dicas do DOT digital group para preservar a saúde mental, neste momento de alta carga de estresse e preocupações.

O que evitar

Excesso de informações: excesso de informações gera ansiedade. Assista ao noticiário apenas uma vez ao dia. Não é necessário vivenciar o problema o tempo todo.

Pensamentos vitimistas: estar em distanciamento social não é uma punição, mas uma prevenção e contribuição para o bem comum.

Solidão: Use a tecnologia disponível e suas facilidades para se manter conectado com a vida e com as pessoas que ama.

Falta de rotina: estabeleça uma rotina diária. Respeite intervalos como o almoço, pausas para o café e o término de expediente.

Não tenha receio

De ser vulnerável: aceite suas emoções e permita-se a senti-las. Pesquisas mostram que evitar sentimentos e reprimir emoções os tornam mais fortes e duradouros.

De ficar ansioso: a aceitação da ansiedade ajuda a lidar com ela. Isso não significa acomodar-se, desistir ou não fazer nada. Ao reconhecer sentimentos, é possível buscar formas de lidar melhor com eles. Procure permanecer no presente. Quando ansiosos, vivemos com o pensamento no futuro e descuidados do presente. Estamos sempre pensando: “e se isto vier a ocorrer?”, “e seu não conseguir?”, e “como tudo será?”.

Cuide de si e dos mais próximos

Ansiedade: yoga e meditação são boas alternativas para aliviar esse sintoma. Mas, se ainda assim sentir que precisa de ajuda, procure um profissional. O Conselho Regional de Psicologia autorizou o tratamento psicológico online e vários profissionais estão disponibilizando esse serviço gratuitamente.

Descanse: encontre atividades restaurativas, como jardinagem, arrumação de armários e da casa, mudar os móveis de lugar, arrumar o álbum de fotos, etc.

Dê mais atenção às crianças: para quem tem, é um momento para acompanhar o filho mais de perto, contar histórias, participar das brincadeiras e interagir mais. Tenha paciência com eles! As crianças também desenvolvem ansiedade. Converse com seus filhos e explique o momento que estamos vivendo, mas sem assustar.

Dê suporte às pessoas em risco: ofereça ajuda aos vizinhos mais idosos. Diga a eles que está por perto. Ofereça para ir buscar uma prescrição de remédio ou alimentos no supermercado.

Aprenda a respirar

A respiração tem um papel muito importante para os circuitos cerebrais e controle de emoções e pensamentos.

Respire devagar, calmamente, inspirando o ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca.

Ao inspirar, conte até três bem devagar; e ao expirar conte até seis devagar também.

Outra forma de relaxamento pela respiração é sentar no chão com as pernas cruzadas e a coluna ereta. Coloque a mão direita sobre o peito e a mão esquerda sobre a barriga. Sinta nas palmas das mãos o movimento da respiração. Deixe-a acontecer, observando como o ar entra e sai.

A respiração atenta e controlada ajuda a acalmar, relaxar e encontrar a força e paz interior.

Mantenha hábitos saudáveis

Cuide de seu corpo: fazer atividade física ajuda a aumentar a imunidade. Profissionais estão disponibilizando aulas online gratuitas das mais diversas modalidades. Procure vídeos no Youtube e nas redes sociais.

Alimente-se bem: resgate aquela receita salva há tempos e coloque a mão na massa. Descubra novos temperos e a arte de organizar as refeições da semana.

Cuide da sua higiene: além de lavar as mãos com frequência, cuide da sua higiene corporal. Tome banho regularmente, evite ficar de pijama o dia inteiro no home office, troque sua roupa de cama e mantenha a higiene de sua casa.

Vigie seus pensamentos

Você pode estar antecipando coisas catastróficas que podem nem se realizar.

Examine o que você está dizendo para si mesmo e reflita racionalmente.

Leia sobre aquilo que você acredita, participe de encontros online, reze ou ore à sua maneira. O importante é conectar-se com o que você acredita e que lhe dê esperança.

Conecte-se com a sua espiritualidade e uma boa opção é praticar a meditação. Têm vários aplicativos que ensinam como fazer.

Tente não ficar imerso aos meios eletrônicos. Leia um livro. A leitura convoca uma reestruturação da atenção e permite uma abstração maior.

Converse com seus pais, amigos, avô, avós e parentes. Mantenha contato com as pessoas que você ama.

Cuidado com as fake news, informações infundadas e de fontes não confiáveis de informação. Elas podem gerar ainda mais pânico entre as pessoas. Só compartilhe informações confiáveis e necessárias ao bem de todos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS