Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

É preciso se antecipar às mudanças

pixabay pixabay

Paulo Dias

No atual cenário, com tantas mudanças em curso em quase todas as frentes de atuação no mercado, entendo que as organizações já deveriam se preparar para trazer os melhores executivos para a retomada. No meu dia a dia, converso com profissionais de empresas de diferentes setores da economia e vejo que a maioria entendeu que existe uma nova forma de operar e de gerar demandas e negócios, que deve entrar em prática imediatamente.

A pandemia nos trouxe um perfil diferente de crise. Primeiro, veio a mudança repentina, uma ruptura forçada que nos deixou sem ação. Absorvido o impacto, veio o processo de reorganizar a casa, e entender como operar no dia a dia, como responder ao cenário de forma rápida; na sequência - e diria que é o momento atual - estamos na fase de elaborar o plano de saída deste cenário.

As empresas que estão melhor estruturadas têm agora uma boa oportunidade de atrair profissionais diferenciados, que contribuam neste plano de saída da crise e que estejam treinados e adaptados à organização para já "entrarem jogando" quando o mercado estiver reacelerando. Em geral, são profissionais que já estão com o foco em um novo contexto, uma nova economia, com novas ideias e mais flexibilidade.

Já as empresas familiares, ou com maiores dificuldades de se estruturarem, podem buscar exatamente um executivo para apoiá-las no planejamento, organização e ação. Investir na contratação do profissional correto será crucial para o sucesso ou não de muitas empresas neste momento.

Olhando em perspectiva para 2020, me parece um pouco diferente de outras crises também porque temos a possibilidade de acompanhar as mudanças em tempo real aqui no Brasil e em outros países, o que nos dá novas ferramentas de projeção e um horizonte que nos permite traçar estratégias de recrutamento e seleção com antecedência. Desde um Executivo de RH, por exemplo, para lidar com o cenário de trabalho remoto, novo plano de benefícios e novas competências necessárias; um Executivo de finanças, que reorganizará investimentos, custos e fluxos de pagamentos; até um Head de marketing, que já está observando um tipo diferente de comunicação, com outras pautas e mensagens para a sociedade.

São mudanças muito rápidas e que impactam o perfil dos profissionais e a forma de trabalhar, em todas as áreas - tecnologia, recursos humanos, marketing, finanças, comercial, gerando novas (e urgentes) demandas.

A mensagem principal que quero deixar aqui é exatamente essa: as empresas não podem se dar ao luxo de ficarem inativas diante de tanta mudança, que acontecem de forma tão dinâmica. De outro lado, os profissionais também precisam, definitivamente, gerenciar o tempo e serem produtivos nos novos formatos de trabalho remoto, em home office. Por fim, e não menos importante, é essencial traçar estratégias para que todos estejam preparados, tanto empresas quanto pessoas, para as movimentações que o mercado já está colocando na pauta e que devem se manter no cenário pós-corona.

*Paulo Dias é sócio fundador da Soul HR Consulting com 14 anos de experiência em Executive Search, desenvolvida em grandes empresas nacionais e internacionais do setor, com expertise nas práticas de Engenharia, Construção Civil, Químicas e Petroquímicas e Indústria. Responsável por uma unidade de negócios com mais de 25 pessoas e pelas divisões de Finanças, Tecnologia, Supply Chain, Engenharia e Construção. Realizei startups de unidades de negócios para recrutamento recorrente e para posições não gerenciais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS