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WAVY Global cria chatbot que apoia PMEs no uso do WhatsApp

No projeto feito para a Fazenda Cubo, o bot permite que cliente final tenha acesso aos produtos frescos e até realize o pagamento dentro do aplicativo

Em tempos de crise, se reinventar é necessário, e a tecnologia tornou-se uma grande aliada neste processo. Com a pandemia, devido à baixa procura, muitos estabelecimentos baixaram as portas, consequentemente fornecedores perdem uma fonte de renda que previamente era garantida e neste cenário, as marcas precisaram correr para se atualizar e oferecer uma interface online para o cliente final. Partindo dessa exigência, a WAVY Global lança um chatbot para a Fazenda Cubo, uma fazenda urbana vertical, que comercializa produtos cultivados pela própria equipe, com o objetivo de atender esta nova demanda e conectar as vendas de maneira B2C.

Funcionando pelo WhatsApp Business API, a ideia é que o cliente final tenha acesso a todo o processo de compra na palma da mão, conversando com o robô do estabelecimento no aplicativo, visualizando os produtos disponíveis e até concluindo o pedido. Com a novidade, ainda é possível proporcionar uma experiência diferenciada e eficiente ao comprador, garantindo o recebimento de produtos frescos, produzidos em ambiente limpo e controlado, sem uso de agrotóxico, além da otimização do tempo.

Para utilizar, basta o consumidor enviar um "oi" para o número (11) 97225-4863 ou clicar neste link. A partir daí, um bot (robô) vai mandar as instruções de como prosseguir. O pedido acontece de forma simples: ao iniciar uma conversa, o consumidor tem acesso a uma lista com todos os produtos disponíveis, e seleciona os que deseja comprar. Com a escolha feita, os itens são armazenados em um carrinho de compras virtual e o usuário finaliza o pedido realizando o pagamento - tudo dentro do próprio app. Depois disso, a Fazenda Cubo recebe o pedido e faz a entrega, ou seja, segue vendendo, contudo, desta vez, para o consumidor final, que agora pode pedir e receber em casa as verduras solicitadas, inclusive lavadas.

"Vivemos em uma era na qual a tecnologia nos proporciona um novo caminho para adaptação dos negócios. Ela nos permite ter flexibilidade, bem como rapidez e assertividade em diversos processos impensáveis. No WhatsApp, além de possibilitar a venda para um cliente, estamos ajudando a revolucionar o modelo de negócios da Fazenda Cubo, para que ela se restabeleça de maneira a sobreviver à nova conjuntura, consequente da crise e isolamento social", pontua Filipi Neves, Coordenador de Produto da WAVY Global, empresa de Customer Experience do Grupo Movile.

Paulo Bressiani, Fundador e CEO da Fazenda Cubo, diz que se atualizar é necessário para passar por esse momento de instabilidades e recessões. "Tivemos de nos adaptar ao novo cenário de pandemia, mas seguimos firmes e em busca de possibilidades para seguir com o nosso negócio. Junto à WAVY, encontramos uma solução que, para nossa surpresa não houve complicação para implantar, o canal apresentado foi bastante simples e fácil de manejar. Conseguimos trabalhar o modelo em questão de dias e continuamos tocando nosso negócio, mas dessa vez, a partir do contato com um outro público. E o mais legal é que já estamos vendo bastante resultado.", ressalta o executivo.

De acordo com um levantamento realizado pela WAVY Global, o atendimento via WhatsApp pode chegar a ser 80% mais barato do que o call center. Entretanto, o contato pessoal ainda é considerado fundamental para algumas empresas. "Prezamos muito pelo atendimento pessoal e isso também é um dos nossos diferenciais. O projeto é uma forma de trabalhar e mesclar esse atendimento, mostrando que a tecnologia não substitui esse contato, mas sim o complementa.", garante Bressiani.

Segundo Neves, a empresa entende que cada negócio tem a sua peculiaridade e que as soluções oferecidas buscam atender essas características. "Estamos sempre pensando em como inovar com ferramentas que atendam às necessidades dos nossos clientes com o melhor que temos para oferecer. Os chatbots já se tornaram item de primeira necessidade, uma vez que oferecem atendimento 24x7, com agilidade. Além da simplicidade para implementar, os custos são significativamente mais baixos, pois geralmente é bastante complexo e caro criar um app ou um e-commerce via web", finaliza o executivo da WAVY Global.

Sobre a WAVY Global:

A WAVY Global é uma empresa do Grupo Movile focada em empoderar os clientes para criarem experiências valiosas para as pessoas através da tecnologia. A WAVY possui várias soluções, algumas utilizando IA, que ajudam as empresas a fortalecerem o relacionamento com seus clientes usando canais conversacionais como SMS, WhatsApp, Apple Business Chat e Google RCS. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a WAVY Global opera em seis países da América Latina, com sede no Brasil. A empresa está conectada a mais de 50 operadoras móveis, entregando mais de um bilhão de mensagens por mês. Seus clientes incluem iFood, PlayKids, Ingresso Rápido, Avon, Nextel, Dafiti, OLX, ESPM, Consórcio Luiza, grandes bancos e outros. E tendo como parceiros estratégicos empresas como Google, Amazon e Microsoft, a WAVY Global foi incluída entre as 100 Startups to Watch em 2019, ranking realizado pelas revistas "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", "Época Negócios" e pelas consultorias Corp.vc e EloGroup.


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