Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Trabalho ressignificado: requalificação de trabalhadores pode ajudar empresas a enfrentar crise

Com método digital, Afferolab apoia empresas e profissionais na continuidade dos negócios e manutenção de postos de trabalho durante pandemia

O novo cenário no mercado de trabalho desenhado pela pandemia do coronavírus trouxe muitas incertezas e dúvidas, tanto para as empresas - que precisam realocar colaboradores tentando manter os postos de trabalho e os negócios funcionando - quanto para funcionários, que tentam garantir suas posições e se manter ativos no mercado de trabalho. Nesse sentido, a qualificação e requalificação dos colaboradores se mostra uma das formas mais efetivas de tentar amenizar a crise e acelerar o processo de recuperação das empresas. A Afferolab, uma das líderes no país no setor de Aprendizagem Corporativa, entende que os conceitos de qualificação (upskiling) e requalificação (reskilling) não são algo novo, mas são fundamentais para o momento atual.

Segundo pesquisa da Digital House, 88% das empresas afirmam que precisam de profissionais com habilidades digitais. Em um momento no qual as atividades presenciais estão comprometidas pela quarentena exigida pelos governos durante a pandemia da Covid-19, investir no digital pode significar a continuidade dos negócios e a manutenção dos postos de trabalho.

“É preciso investir na criação de estratégias de requalificação e levar essa atualização para profissionais que estão em situação de risco”, afirma Valquíria Cabral, Head de Consultoria da Afferolab. Ao perceber, nos primeiros dias, o impacto que a crise traria para a organização e mais ainda para as pessoas, o Laboratório de Inovação da Afferolab, o Unbox Lab, se uniu à área de Consultoria e ao próprio RH para buscar soluções ágeis e digitais que minimizassem os efeitos da pandemia na própria empresa.

A Afferolab assim viu a oportunidade também de desenvolver um novo serviço, que se adapta de acordo com a necessidade de cada cliente, pilotando primeiro nela própria. “Começamos mapeando quais áreas estavam em risco (como workshop e logística), e quais perfis dentro dessas áreas necessitavam ser reinventados”, explica. Esse é um projeto de mapeamento de ecossistemas, de conhecimentos, de relevância de pessoas e áreas e estratégia de upskiling e reskiling digital de tudo isso, demandando abordagens diferentes baseadas em áreas e perfis, ajudando-os a passar da atuação atual para o uma mais digitalizada, seja na mesma área ou em uma nova.

Do presencial para o digital

O Train the Trainer, projeto da Afferolab, foca em ajudar a formar facilitadores (instrutores e multiplicadores) dentro das empresas para orientar outros colaboradores a ressignificar e reinventar o seu papel dentro das empresas. “Em um momento como este é preciso aproveitar os talentos internos e desenvolver competências nos colaboradores que façam diferença para a organização. Por meio do Train The Trainer realizamos esse mapeamento de atividades em risco dentro da empresa e buscamos uma solução para a continuação dessa função utilizando plataformas digitais”, afirma Eugenio Matteli, Consultor de Aprendizagem da Afferolab.

O processo de treinamento é realizado juntamente com o cliente, que acompanha o desenvolvimento de técnicas e o desenho da experiência do colaborador durante essa jornada e se utiliza de vários recursos digitais, do cliente ou da própria Afferolab. Hoje em dia, uma delas conta até com um robô que a própria Afferolab desenvolveu. “Com o ecossistema corporativo mapeado, damos início a criação do treinamento usando métodos variados como sala de aula invertida, hackathon, webinares, mapeamento de necessidades etc. Tudo isso por meio do digital”, explica Eugênio.

Sobre a Afferolab

A Afferolab é uma empresa líder no País no setor de Aprendizagem Corporativa, no desenvolvimento de soluções direcionadas para a performance das empresas. Com mais de 20 anos de atuação, em 2018 teve mais de 1 milhão de pessoas impactadas em seus treinamentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS